Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Almeida, Isabella Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T11:42:52Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T11:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Isabella Maria de; OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de.A formação de um cenário museológico em Minas Gerais: o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANCIB; Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/817/669. Acesso em: 21 nov. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35859 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a formação de um cenário museológico em Minas Gerais entre as
décadas de 1940 e 1960, com a criação dos chamados museus regionais pelo Serviço do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, numa perspectiva preservacionista e nacionalista. Ao longo dessas
duas décadas foram criados nesse estado quatro museus nessa tipologia: o Museu da Inconfidência,
em 1944, o Museu do Ouro, em 1946, o Museu do Diamante, em 1954 e por fim o Museu Regional
de São João Del Rei em 1963. Utilizando-se do barroco mineiro como símbolo da origem de uma arte
nacional, esses museus buscaram retratar um ideal de nacionalidade germinado durante o Estado
Novo (1937-1945) e que ressoou nas décadas seguintes. Através de uma revisão de literatura
buscou-se determinar semelhanças na formação desses acervos e coleções e na constituição
museográfica dessas instituições, estabelecendo assim a construção de um pensamento museológico
padronizado na região mineira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação de um cenário museológico em Minas Gerais : o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960 | pt_BR |
dc.title.alternative | The formation of a museum scenario in minas gerais : the baroque and the national between the decades of 1940 and 1960 | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acervo | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela doutoranda Isabella Maria de Oliveira Almeida, em 20 de novembro de 2019, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work analyzes the formation of a museum scenario in Minas Gerais between
the decades of 1940 and 1960 due the creation of regional museums by the National Institute for
Historical and Artistic Heritage (IPHAN), under a preservationist and nationalist perspective. Along
these decades, four museums of this nature were created in the state of Minas Gerais: the Museum
of Minas Conspiracy (Museu da Inconfidência), in 1944, the Museum of the Gold (Museu do Ouro), in
1946, the Museum of the Diamond (Museu do Diamante), in 1954 and, lastly, the Regional Museum
of Sao Joao Del Rei (Museum of Sao Joao Del Rei), in 1963. Using the baroque in Minas Gerais as
symbol of the beginning of a national art, these museums aimed to depict a nationality ideal initiated
during the New State (Estado Novo, 1937-1945), and that resonated in the following decades. The
aim is to establish similarities in the formation of these collections and in the formation of these
institutions through a literature review, setting, therefore, the construction of a museum idea
standardized in Minas Gerais. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|