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dc.contributor.authorAlmeida, Isabella Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.date.accessioned2019-11-21T11:42:52Z-
dc.date.available2019-11-21T11:42:52Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Isabella Maria de; OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de.A formação de um cenário museológico em Minas Gerais: o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANCIB; Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/817/669. Acesso em: 21 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35859-
dc.description.abstractO presente artigo analisa a formação de um cenário museológico em Minas Gerais entre as décadas de 1940 e 1960, com a criação dos chamados museus regionais pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, numa perspectiva preservacionista e nacionalista. Ao longo dessas duas décadas foram criados nesse estado quatro museus nessa tipologia: o Museu da Inconfidência, em 1944, o Museu do Ouro, em 1946, o Museu do Diamante, em 1954 e por fim o Museu Regional de São João Del Rei em 1963. Utilizando-se do barroco mineiro como símbolo da origem de uma arte nacional, esses museus buscaram retratar um ideal de nacionalidade germinado durante o Estado Novo (1937-1945) e que ressoou nas décadas seguintes. Através de uma revisão de literatura buscou-se determinar semelhanças na formação desses acervos e coleções e na constituição museográfica dessas instituições, estabelecendo assim a construção de um pensamento museológico padronizado na região mineira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação de um cenário museológico em Minas Gerais : o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960pt_BR
dc.title.alternativeThe formation of a museum scenario in minas gerais : the baroque and the national between the decades of 1940 and 1960pt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - Minas Geraispt_BR
dc.subject.keywordServiço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordAcervopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela doutoranda Isabella Maria de Oliveira Almeida, em 20 de novembro de 2019, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1The present work analyzes the formation of a museum scenario in Minas Gerais between the decades of 1940 and 1960 due the creation of regional museums by the National Institute for Historical and Artistic Heritage (IPHAN), under a preservationist and nationalist perspective. Along these decades, four museums of this nature were created in the state of Minas Gerais: the Museum of Minas Conspiracy (Museu da Inconfidência), in 1944, the Museum of the Gold (Museu do Ouro), in 1946, the Museum of the Diamond (Museu do Diamante), in 1954 and, lastly, the Regional Museum of Sao Joao Del Rei (Museum of Sao Joao Del Rei), in 1963. Using the baroque in Minas Gerais as symbol of the beginning of a national art, these museums aimed to depict a nationality ideal initiated during the New State (Estado Novo, 1937-1945), and that resonated in the following decades. The aim is to establish similarities in the formation of these collections and in the formation of these institutions through a literature review, setting, therefore, the construction of a museum idea standardized in Minas Gerais.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
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