http://repositorio.unb.br/handle/10482/35822
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_JessicadeMedeirosPossatto.pdf | 810,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Práticas inovadoras em contextos educativos : subsídios para a atuação do psicólogo escolar |
Autor : | Possatto, Jessica de Medeiros |
Orientador(es):: | Araújo, Claisy Maria Marinho |
Assunto:: | Psicologia escolar Inovações educacionais Desenvolvimento humano |
Fecha de publicación : | 13-nov-2019 |
Data de defesa:: | 19-mar-2019 |
Citación : | POSSATTO, Jessica de Medeiros. Práticas inovadoras em contextos educativos: subsídios para a atuação do psicólogo escolar. 2019. ix, 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | As práticas inovadoras em contextos educativos têm se constituído como campo de formação e pesquisa na área acadêmica e profissional do país. A Psicologia Escolar, utilizando-se da perspectiva crítica de análise dos fenômenos humanos, atua considerando práticas emergentes de ações que consideram as demandas do espaço escolar. Pensando na intersecção entre a Psicologia e a Educação, este estudo teve como objetivo investigar as contribuições das práticas inovadoras para a atuação do psicólogo escolar. A iniciativa realizada pelo Ministério da Educação que selecionou 178 instituições educativas em território brasileiro para receber o selo de Inovação e Criatividade se constituiu como base para o contato com as escolas que foram o campo da presente pesquisa. Foram selecionadas duas escolas do Distrito Federal, uma pública e uma privada com níveis e modalidades de ensino diferentes. Realizou-se análise documental e entrevista com os diretores e coordenadores pedagógicos das instituições. Os resultados foram organizados nas categorias de análise: (a) projeto político pedagógico inovador; (b) práticas inovadoras nas escolas; (c) atuação do psicólogo escolar em contextos inovadores. Os indicadores resultantes dessas análises mostraram o projeto político pedagógico como uma diretriz que, com clareza de definições e princípios, subsidia a ocorrência de práticas inovadoras nas escolas. Como práticas inovadoras observadas, ressalta-se o uso de diferentes metodologias e estratégias pedagógicas de ensino e o protagonismo do estudante. Relacionando-se à atuação do psicólogo escolar em contextos inovadores, a análise dos resultados indicou que, mesmo em contextos inovadores, ainda há o enquadramento do psicólogo escolar com a atuação pautada em práticas normatizadoras e adaptacionistas do indivíduo. Defende-se a atuação do psicólogo escolar nas instituições de modo a conscientizar os atores escolares das práticas bem-sucedidas que podem ocorrer ao incorporar a inovação no cotidiano educativo. Como desdobramento dessa investigação, espera-se que os conhecimentos construídos colaborem para a ocorrência de políticas públicas que corroborem com práticas inovadoras pautadas em uma perspectiva crítica e ampla de desenvolvimento humano. |
Abstract: | Innovative practices in educational contexts have been set as a field of education and research in the academic and professional area of the country. School Psychology, using the critical perspective of human phenomena analysis, operates by considering emerging action practices that look at the demands of the school environment. Thinking of the intersection between Psychology and Education, the present study aimed to investigate the contributions of innovative practices to the school psychologist performance. The initiative of the Ministry of Education to select 178 educational institutions in Brazil to get the Innovation and Creativity seal, was the foundation for the contact with the schools that were the research field of this study. Two schools from the Federal District were selected, a public one and a private one with different levels and modalities of education. The documentary analysis and interview with directors and pedagogical coordinators of the institutions were performed. The results were produced in categories of analysis, namely: (a) innovative political-pedagogical project; (b) innovative practices in schools; (c) school psychologist performance in innovative contexts. The indicators resulting from these analyses showed the political-pedagogical project as a guideline that, with definitions and principles clearly set, subsidize the occurrence of innovative practices in schools. The use of different methodologies and pedagogical teaching strategies, and also the student leadership are innovative practices observed to be highlighted. Concerning the latter category, the analysis made possible to associate that, even in innovative context, there is still the school psychologist adjustment to a performance based on standard and adaptationist practices of the individual. It is defended the performance of the school psychologist in the institutions in order to make the school actors aware of the successful practices that may happen when incorporating the innovation in the educational daily life. As a result of this research, it is expected that the knowledge built will contribute to the occurrence of public policies supporting innovative practices based on a critical and broad perspective of human development. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
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Agência financiadora: | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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