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Titre: Ombudsman e comunicação pública no Brasil e em Portugal
Auteur(s): Coelho, Jairo Faria Guedes
Orientador(es):: Paulino, Fernando Oliveira
Assunto:: Ombudsman
Comunicação pública
Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Provedores da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)
Date de publication: 8-nov-2019
Référence bibliographique: COELHO, Jairo Faria Guedes. Ombudsman e comunicação pública no Brasil e em Portugal. 2019. 283 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta tese desenvolve conceitos que situam as funções e relações estabelecidas pelos ombudsmen em empresas de comunicação pública no Brasil e em Portugal a partir da interpretação de aspectos estruturais e conjunturais da atuação da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos Provedores da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) desde a criação desse instrumento de accountability. Por meio da análise hermenêutica – de documentos administrativos e normativos; de produtos midiáticos; e de entrevistas em profundidade –, esta pesquisa também desenvolve categorias para os perfis dos profissionais que exercem a função e para os conteúdos produzidos sob sua responsabilidade. Conclui-se, entre outros aspectos, que a instituição da figura do ombudsman como meio de heterorregulação nessas empresas contribui para o desenvolvimento do próprio conceito de comunicação pública, por meio de uma pedagogia que envolve atores internos (como profissionais e gestores) e externos (como as audiências e instituições da sociedade civil) às empresas. Os resultados também demonstram que as transformações no ambiente comunicacional em ambos os contextos – seja no âmbito tecnológico, organizacional ou normativo – geram desafios para a atuação dos ombudsmen nessas instituições.
Abstract: This thesis develops concepts that situate the functions and relations established by the ombudsmen in public communication companies in Brazil and Portugal, based on the interpretation of structural and conjunctural aspects of the performance of the ombudsman service at Empresa Brasil de Comunicação (EBC) and Rádio e Televisão de Portugal (RTP) since the creation of this accountability instrument. Through hermeneutical analysis – of administrative and normative documents; of media products; and in-depth interviews – this research also develops categories for the profiles of professionals who perform the function and for the content produced under their responsibility. We conclude, among other aspects, that the institution of the ombudsman in heteroregulation way in these companies contributes to the development of the very concept of public communication, through a pedagogy involving internal actors (such as professionals and managers) and external actors (such as audiences and civil society institutions). The results also demonstrate that the transformations in the communicational environment in both contexts – whether in the technological, organizational or normative scope – generate challenges for the performance of the ombudsmen in these institutions.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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