Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35793
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HumbertoMoreiraBarrosFilho.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aspectos não verbais da cultura em livros didáticos de língua inglesa
Autor(es): Barros Filho, Humberto Moreira
Orientador(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto: Linguagem não verbal
Livros didáticos - linguagem e línguas
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: BARROS FILHO, Humberto Moreira. Aspectos não verbais da cultura em livros didáticos de língua inglesa. 2019. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Uma comunicação intercultural é mais complexa que a simples troca de mensagens escritas e faladas, por ser composta de aspectos culturais menos explícitos que regem o comportamento de seus interlocutores. Por meio de levantamento bibliográfico de teóricos que discutem as dimensões não verbais da língua-cultura e de dados coletados junto a professores de língua inglesa, esta dissertação visa identificar como os aspectos não verbais da cultura podem ser utilizados no ensino de línguas e analisar como eles são tratados nos livros didáticos de inglês. Trata-se de uma análise documental qualitativa de duas coleções e um livro, todos didáticos, de Língua Inglesa. O estudo tem suporte em teóricos como: Almeida Filho (2002; 2017); Ekman (2003); Gullberg (2006), Hall (1959; 1990); Kałuska (2013); Moran (2001), entre outros. Nessa análise, verificou-se que os aspectos não verbais da cultura estão intrinsicamente ligados ao corpo dos falantes (expressões faciais, olhar, Proxêmica e gestos) e, além de comporem o pano de fundo de suas culturas (tempo, lugar, velocidade e modos), influenciam suas interações. Identificou-se que os livros analisados se utilizaram das potencialidades dos citados aspectos em exercícios de interpretação, gramática, léxico e oralidade. Por meio de questionário, pôde-se, por outro lado, constatar que esse tema é pouco explorado no contexto de ensino e aprendizagem de línguas. Espera-se com a pesquisa propiciar não apenas discussões, mas ações efetivas acerca do papel e da importância que a linguagem não verbal possui no contexto de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras de modo geral.
Abstract: An Intercultural communication is incredibly more complex than the simple exchange of written and spoken messages, due to being composed of not quite explicit cultural aspects that rule the behavior of its interlocutors. Through bibliographical research of authors who discuss the non-verbal dimensions of culture-language and data taken from English as Second language teachers, this dissertation tries to identify how the non-verbal aspects of language can be used on language teaching and how they are handled on English as second language textbooks. This is a qualitative documentary analysis of two collections and an English as second language textbook, is based on authors such as: Almeida Filho (2002, 2017); Ekman (2003); Gullberg (2006), Hall (1959, 1990); Kałuska (2013); Moran (2001) et al. In this analysis, it was found that the non-verbal aspects of culture are intrinsically connected to the body of the speaker (facial expressions, proxemics and gestures) and, beyond building the background of their respective cultures (time, place, velocity and modes), they influence their interactions. It was identified that the analyzed books utilized the potential aspects in interpretation, grammar, lexicon and orality exercises. Through a quiz, it was also possible to come to the conclusion, on the other hand, that this topic is still not much explored on the context of second language learning. I hope that this research not only allow for further discussions, but also for effective actions concerning the role and importance non-verbal language has on the context of teaching and learning of second languages in general.
Resumen: Una comunicación intercultural es más compleja que el simple intercambio de mensajes escrito y hablado, por ser compuesta de aspectos culturales menos explícitos que rigen el comportamiento de sus interlocutores. A través de levantamiento bibliográfico de teóricos que discuten las dimensiones no verbales de la lengua-cultura y de datos colectados junto a profesores de lengua inglesa, este trabajo busca identificar cómo se pueden utilizar los aspectos no verbales de la cultura en la enseñanza de lenguas y analizar cómo se tratan tales aspectos en los libros didácticos de inglés. Se trata de un análisis documental cualitativo de dos colecciones y un libro de lengua inglesa usa el soporte de teóricos como: Almeida Filho (2002, 2017); Ekman (2003); Gullberg (2006), Hall (1959, 1990); Kałuska (2013); Moran (2001) entre otros. En el análisis, se verificó que los aspectos no verbales de la cultura están intrínsicamente relacionados con el cuerpo de los hablantes (expresiones faciales, proxémica y gestos) y, además de componer el telón de fondo de sus culturas (tiempo, lugar, velocidad y modos), influencian en sus interacciones. Se ha identificado que los libros analizados han utilizado de las potencialidades de los aspectos en ejercicios de interpretación, gramática, léxico y oralidad. Por medio de encuesta, se nota que aún se explora poco ese tema en el contexto de enseñanza y aprendizaje de lenguas. Se espera con esta investigación propiciar no solamente discusiones, pero acciones efectivas acerca del papel y de la importancia que el lenguaje no verbal posee en el contexto de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras de modo general.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.