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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35764
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Title: Planejamento e gerenciamento do uso do solo de aeroportos e áreas vizinhas no Brasil : o caso do Aeroporto de Aracaju, de 2009 a 2018
Authors: Pinto, Paulo Sergio Ramos
Orientador(es):: Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz
Assunto:: Urbanismo
Aeroportos - planejamento
Planejamento urbano
Uso do solo
Issue Date: 8-Nov-2019
Citation: PINTO, Paulo Sergio Ramos. Planejamento e gerenciamento do uso do solo de aeroportos e áreas vizinhas no Brasil: o caso do Aeroporto de Aracaju, de 2009 a 2018. 2019. xviii, 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta dissertação aborda o planejamento e gerenciamento do uso do solo de aeroportos e áreas vizinhas no Brasil, atividades reconhecidas como as mais adequadas para prevenir, mitigar e resolver conflitos urbanísticos deste tipo entre aeroportos e seus entornos. Estes conflitos dizem respeito às restrições inerentes aos Planos de Zona de Proteção do aeroporto e helipontos, dos auxílios à navegação aérea e das rotas especiais de aviões e helicópteros (PZPA, PZPH, PZPANA e PZPREAH), às atividades de natureza perigosa para a aviação (de produção ou armazenamento de explosivos ou inflamáveis ou geradoras de fumaça, emanações, reflexos, irradiações etc.), à Área de Segurança Aeroportuária contra fauna aérea e terrestre (ASA) e ao Plano de Zoneamento de Ruído de aeródromo (PZR). No estudo de caso do Aeroporto de Aracaju, a pesquisa verificou como foram tratados os conflitos de uso do solo entre o aeroporto e os municípios de Aracaju e São Cristóvão, ambos na principal área de influência urbanística do aeroporto, de agosto de 2009 a julho de 2018. O marco de 2009 corresponde à celebração de Acordo de Cooperação Técnica, entre o Aeroporto de Aracaju e a Prefeitura Municipal da capital sergipana, que teve por objetivo a elaboração e implementação do Plano de Integração Operacional Urbana do aeroporto (PLIU), publicado em setembro de 2014 e destinado a melhorar a relação urbanística entre o aeroporto e a cidade. O PLIU, entretanto, não teve repercussões urbanísticas efetivas nos dois municípios. O referencial teórico do planejamento multi-institucional e integrado, estratégico-tático-operacional, é usado na avaliação do PLIU, revelando as causas do ocorrido.
Abstract: This dissertation deals with the planning and management of the land use of airports and neighboring areas in Brazil, activities recognized as the most appropriate to prevent, mitigate and solve urban conflicts of this type between airports and their environments. These conflicts concern the restrictions inherent in the airport and helipads, air navigation aids, and special routes of airplanes and helicopters Protection Zone Plans (PZPA, PZPH, PZPANA and PZPREAH), to activities of a dangerous nature for aviation (production or storage explosive or flammable or smoke generating, emanations, reflections, radiations, etc.), the Airport Safety Area against air and land fauna (ASA) and the Aerodrome Noise Zoning Plan (PZR). In the Aracaju Airport case study, the study verified how the land use conflicts between the airport and the municipalities of Aracaju and Sao Cristovao, both in the main area of urbanistic influence of the airport, from August 2009 to July 2018 were treated. 2009 was the signing of a Technical Cooperation Agreement between Aracaju Airport and the Municipal Government of the Sergipe capital, which had as its objective the elaboration and implementation of the Urban Operational Integration Plan of the airport (PLIU), published in September 2014 and destined to improve the urban relationship between the airport and the city. The PLIU, however, did not have effective urbanistic repercussions in the two municipalities. The theoretical framework of multi-institutional and integrated, strategic-tactical-operational planning is used in the evaluation of the PLIU, revealing the causes of the occurrence.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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