Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dalcastagnè, Regina | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Aparecida Cruz de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T21:35:34Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T21:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Aparecida Cruz de. Representações decoloniais: as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo. 2019. 178 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35725 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de uma crítica direcionada ao paradigma hegemônico da Modernidade, de um
movimento antimoderno, o projeto decolonial, que reflete sobre os legados coloniais no
contexto latino-americano, analiso a representação das meninas negras nos romances Um
defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e Becos da memória, de Conceição Evaristo. A
investigação partiu do pressuposto de que os deslocamentos das meninas negras
representam a desobediência epistêmica dos romances afro-brasileiros contemporâneos,
sinalizam o movimento e o esforço para desvincular-se da estética colonial e estabelecer
uma arte decolonial. Assim, a postura dessas narrativas é a de pensar por outras bases
epistêmicas para questionar os discursos coloniais e colocar em evidência outras
possibilidades de discursos, a razão subalterna. Então, esses romances são espaços de
produção de “um outro pensamento”, pois apontam outros trajetos para a criação literária,
outras formas de conceber o estético, de pensar a crítica literária, de pensar a literatura. A
figuração das meninas negras também é uma referência à colonialidade de gênero que
afasta as mulheres negras do papel de produtoras da arte literária ao serem apresentadas
na narrativa como símbolos de luta e resistência, quando não aceitam o lugar de corpo
objetificado e resistem para obter letramento e liberdade. A representação das meninas
negras é um modo poético de apresentar a resistência da mulher negra para produzir
literatura e permite o entendimento de que a escrita da mulher negra é uma ação política,
é uma atitude estética de “identidade em política”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações decoloniais : as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gonçalves, Ana Maria, 1970- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through a critique directed to the hegemonic paradigm of modernity, of an anti-modern
movement, the decolonial project, which reflects on the colonial legacies in the Latin
American context, analyzes the representation of the black girls in the novels Um defeito
de cor, by Ana Maria Gonçalves, and Becos da memória, by Conceição Evaristo. The
investigation was based on the assumption that the displacements of black girls represent
the epistemic disobedience of the contemporary Afro-Brazilian novels, indicates the
movement and the effort to dissociate itself from the colonial aesthetic to establish a
decolonial art. Therefore, the position of these narratives is to think for other epistemic
bases to question the colonial discourses and to highlight other possibilities of discourses,
the subaltern reason. So, these novels are spaces of production of “another thought”, since
they point to other paths to literary creation, other ways of conceiving the aesthetic, of
thinking literary criticism, of thinking literature. The black girls’ figuration is also a
reference to the coloniality of gender that takes black women away from the role of
producers of literary art by being presented in the narrative as symbols of struggle and
resistance, where they do not accept the place of an objectified body and resist to obtain
literacy and freedom. The representation of black girls is a poetic way of presenting the
resistance of the black woman to produce literature and allows the understanding that the
writing of the black woman is a political action, is an aesthetic attitude of “identity in
politics”. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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