Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35695
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoCorreiadeAndrade.pdf662,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Diálogos do tempo : interfaces entre Comunicação e História
Autor(es): Andrade, Thiago Correia de
Orientador(es): Martino, Luiz Cláudio
Assunto: Teoria da comunicação
Tempo
Braudel, Fernand, 1902-1985 - crítica e interpretação
Data de publicação: 29-Out-2019
Referência: ANDRADE, Thiago Correia de. Diálogos do tempo: interfaces entre Comunicação e História. 2019. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar as relações entre as noções de tempo histórico e tempo comunicacional. Ela se empenhou em estudar os diálogos possíveis de serem estabelecidos entre as noções de tempo histórico e o pensamento a respeito de um tempo comunicacional ou midiático. Para tanto, seu desenvolvimento abordou e problematizou as reflexões de historiadores e movimentos historiográficos a respeito do tempo com a intenção de relacioná-lo ao pensamento comunicacional. Ao longo da dissertação, foram analisadas as perspectivas de longa duração de Fernand Braudel, as categorias de “experiência” e “expectativa” de Reinhart Koselleck, bem como a noção de regime de historicidade e presentismo de François Hartog. Cada uma dessas ideias foi problematizada no campo da Comunicação, de maneira a refletir a respeito de construção de uma noção de tempo comunicacional para os autores da disciplina. Por fim, foi possível realizar aproximações entre as noções de tempo histórico e tempo comunicacional nas teorias de Harold Innis, Marshall McLuhan e de pensadores contemporâneos da disciplina.
Abstract: The present dissertation had as its main purpose to investigate the relations between historical time and communicational time. The study struggled to analyze the dialogues which are possible to be established between the ideas of historical time and what has been thought regarding a communicational or a media time. In order to do so, the presente study brought and discussed the reflexions os historians and historiographic movements regarding time aiming to relate them to a communicational thinking. Throughout this dissertation the ideas of Fernand Braudel’s long term (or long dureé) theory were analyzed, the cathegories of “experience” and “expectation” by Reinhart Koselleck, as well as François Hartog’s notions of regims of historicity and presentism were also problematized. Each of these ideas were connected to the field of Communication as a way to consider the construction of an idea of communicational time. Finally, it was possible to create some approximation between the ideas of historical time and communicational time in the theories of Harold Innis, Marshall McLuhan and of contemporary thinkers of Communication.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.