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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35599
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Titre: Documentos de arquivo na filmografia brasileira sobre a Ditadura Militar (1964-1985) : usos e ressignificações
Auteur(s): Rosa, Rafael Augusto Mendes
Orientador(es):: Rodrigues, Georgete Medleg
Coorientador(es):: Manini, Miriam Paula
Assunto:: Documento arquivístico
Ditadura militar - Brasil
Filmografia
Narrativa cinematográfica
Date de publication: 16-oct-2019
Référence bibliographique: ROSA, Rafael Augusto Mendes. Documentos de arquivo na filmografia brasileira sobre a Ditadura Militar (1964-1985): usos e ressignificações. 2019. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Utilizados como fontes de pesquisa e meios de difusão e (re)construção de memórias, os documentos de arquivo também servem à criação de narrativas cinematográficas. A partir do uso de documentos de arquivo na filmografia brasileira sobre a ditadura militar, o objetivo geral desta pesquisa se constituiu em investigar como eles são usados e ressignificados na produção cinematográfica acerca do período da ditadura no Brasil (1964-1985). Trata-se de um estudo exploratório e explicativo, e os procedimentos metodológicos compreenderam o levantamento da produção fílmica relativa a tal período, identificação dos documentos de arquivo utilizados nos filmes e a aplicação de questionário aos diretores das obras analisadas. A análise dos dados foi baseada naqueles coletados no formulário de análise fílmica e nas respostas dos questionários que permitiram o levantamento dos descritores temáticos, onomásticos e geográficos coletados na análise fílmica, e na verificação do modo de uso dos documentos de arquivo nos filmes e dos créditos dados às entidades, pessoas e famílias custodiadoras de documentos. Como parâmetros de análise, as categorias propostas por Antoine Germa (2015), isto é, os arquivos como marca do real; os arquivos como elemento de distanciamento; os arquivos como elemento de falsificação pela ficção; e os arquivos como elemento de contaminação da ficção. Conclui que, dentre os filmes identificados, cerca de 90% são documentários e 10%, filmes de ficção lançados, em sua larga maioria, a partir dos anos 2000, sendo marco o ano de 2013, com dez filmes, e que os gêneros de documentos mais frequentes nas obras são o iconográfico e o fílmico, seguidos dos gêneros hemerográfico, textual, sonoro e cartográfico. A ressignificação dos documentos de arquivo, na maior parte dos filmes analisados, ocorre como marco do real, seguido pela contaminação da ficção, falsificação da ficção e distanciamento do real. Eles invocam memórias plurais acerca da ditadura militar, inclusive partindo de histórias e acervos privados entrelaçados à memória nacional daquele período, e há uma predominância dos filmes que veiculam discursos a respeito da ditadura, do golpe militar e das práticas de tortura.
Abstract: Used as sources of research and means of diffusion and (re) construction of memories, archival documents also serve to create cinematographic narratives. From the use of archival documents in Brazilian filmography on military dictatorship, the general objective of this research was to investigate how they are used and re-signified in the cinematographic production about the period of the dictatorship in Brazil (1964-1985). It is an exploratory and explanatory study, and the methodological procedures included the survey of the film production related to such period, identification of the archive documents used in the films and the application of a questionnaire to the directors of the works analyzed. The analysis of the data was based on those collected in the form of film analysis and the answers of the questionnaires that allowed the survey of thematic, onomastic and geographic descriptors collected in the film analysis, and in the verification of the use of the archival documents in the films and the credits to documentary entities, persons and families. As parameters of analysis, the categories proposed by Antoine Germa (2015), that is, the archives as a mark of the real; the files as an element of detachment; the archives as an element of falsification by fiction; and archives as an element of fiction contamination. It concludes that, among the films identified, about 90% are documentaries and 10%, fiction films released, in the majority, from the 2000s, with the year 2013 with ten films, and that the genres of documents most frequent in the works are the iconographic and the filmic, followed by the hemerographic, textual, sonorous and cartographic genres. The re-signification of archival documents, in most of the analyzed films, occurs as a landmark of the real, followed by the contamination of fiction, falsification of fiction and distancing from the real. They invoke plural memoirs about the military dictatorship, including from private stories and collections intertwined with the national memory of that period, and there is a predominance of films that convey speeches about dictatorship, military coup and torture practices.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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