Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35551
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_EltonBrunoBarbosaPinheiro.pdf11,44 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Radiodifusão sonora pública do Brasil : o processo de conformação do serviço e os desafios de sua integração no ambiente digital
Auteur(s): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Orientador(es):: Del Bianco, Nélia Rodrigues
Assunto:: Serviço de radiodifusão pública
Emissoras públicas
Radiodifusão
Date de publication: 10-oct-2019
Référence bibliographique: PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Radiodifusão sonora pública do Brasil: o processo de conformação do serviço e os desafios de sua integração no ambiente digital. 2019. 545 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O processo de conformação do Serviço de Radiodifusão Pública (SRP) no Brasil, esteve e segue tensionado por aspectos histórico-sociais diversos, dentre os quais a “ação social” empreendida no contexto das diferentes formas de “dominação”, denotadas pelos modos de “administração pública” adotados no país – patrimonial, burocrática, gerencial – pode ser considerada aspecto revelador de muitos impasses que se apresentam ao Serviço na contemporaneidade. Considerando tal contexto, esta tese analisa como o SRP, em particular as emissoras públicas de rádio, desenvolvem suas ações no ambiente midiático digital hodierno, marcado por fenômenos como a convergência e a cultura da conexão, especialmente em espaços que aqui são denominados como “ambientes sociodigitais”, a saber: sites, redes de comunicação online (Facebook, Twitter e Instagram) e aplicativos móveis. A reflexão analítica é conduzida a partir de um estudo de casos múltiplos, alicerçado em uma abordagem histórico-social compreensiva, articulado pelo método em mosaico e por procedimentos de análise documental em instrumentos de gestão das emissoras (como Planos de Trabalho e Relatório de Execução), entrevistas compreensivas (com gestores e técnicos das rádios públicas estudadas) e observação direta dos ambientes sociodigitais das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (Nacional da Amazônia; Nacional do Alto Solimões; Nacional do Rio; Nacional de Brasília AM; Nacional de Brasília FM; MEC AM; MEC FM), da Fundação Padre Anchieta, de São Paulo (Cultura Brasil e Cultura FM), e da Fundação Piratini, do Rio Grande do Sul (FM Cultura). Partindo de questões analíticas e de ponderações compreensivas, os eixos de articulação e tensionamento teóricos abordam o conceito de Serviço de Radiodifusão Pública; de administração/gestão pública; digitalização; convergência; conexão em rede; ambientes sociodigitais. Os aspectos metodológicos adotados para a análise realizada, sob a perspectiva qualitativa, e que guiam a elaboração de inferências compreensivas levam em consideração aspectos da “modernidade líquida”, da “atualidade mediática” e de um “campo” e uma “sociedade aberta”. Destarte, analisou-se em cada caso (a partir de cada ambiente sociodigital), pelos menos três dimensões diferentes: aspectos gerais de qualidade, ações de convergência – em seus contextos de multimidialidade, cultura da participação e inteligência coletiva – e ações de conexão em rede, as quais guiaram a elaboração de inferências transversais a todos os casos. Assim, como conclusão, reflete-se sobre os desafios que se apresentam ao SRP na contemporaneidade, os quais remetem, por exemplo, à necessidade das suas rádios, a partir de uma atuação efetiva (e não apenas de um mera presença) em ambientes sociodigitais, fomentarem as conexões sociais e, por meio dessas, o fluxo de ideias, a dispersão/propagação/circulação e personalização do conteúdo, o cultivo a diversidade de experiências em termos de formatos e linguagem dos conteúdos, a motivação para participação cidadã e para a colaboração engajada da sociedade. Além disso, pondera-se, ainda em termos de conclusão, que a atuação efetiva das rádios públicas no fluídos e dinâmicos ambientes sociodigitais contemporâneos pode contribuir no processo de legitimação e sustentabilidade social do SRP brasileiro e, de modo particular, para que, nessa direção, as rádios públicas cumpram melhor a missão (formar, informar, entreter) e os princípios (universalidade, diversidade, independência e diferenciação) que lhes são intrínsecos.
Resumen: El proceso de conformación del Servicio de Radiodifusión Pública (SRP) en el Brasil, estuvo y continua tensionado por aspectos histórico-sociales diversos, entre los cuales la “acción social” emprendida en el contexto de las diferentes formas de “dominación”, denotadas por los modos de “administración pública” adoptados en el país –patrimonial, burocrático, gerencial – puede ser considerada un aspecto revelador de muchos de los impases que presenta este Servicio en la coyuntura actual. Considerando tal contexto, esta tesis analiza como el SRP, en particular las emisoras públicas de radio, desenvuelven sus acciones en el ambiente mediático digital hodierno, marcado por los fenómenos como la convergencia y la cultura de la conexión, especialmente en espacios que aquí son denominados como “ambientes digitales”, a saber: sites, redes de comunicación online (Facebook, Twitter e Instagram) y aplicaciones móviles. La reflexión analítica es conducida a partir de un estudio de casos múltiples, que tiene como base un abordaje histórico-social comprensivo, articulado por el método en mosaico y por procedimientos de análisis documental en instrumentos de gestión de las emisoras (como Planos de Trabajo y Relatorios de Ejecución), entrevistas comprensivas (como gestores y técnicos de las radios públicas estudiadas) y observación directa de los ambientes socio-digitales de las emisoras que conforman la Empresa Brasil de Comunicación (Nacional da Amazônia; Nacional do Alto Solimões; Nacional do Rio; Nacional de Brasília AM; Nacional de Brasília FM; MEC AM; MEC FM), la Fundación Padre Anchieta, en San Paulo (Cultura Brasil y Cultura FM), y la Fundación Piratini, en Rio Grande do Sul (FM Cultura). Partiendo de cuestiones analíticas y de ponderaciones comprensivas, los ejes de articulación y tensionamiento teórico abordan el concepto de Servicio de Radiodifusión Pública; administración/gestión pública; digitalización; convergencia; conexión en red; y ambientes socio-digitales. Los aspectos metodológicos adoptados para el análisis realizado, bajo la perspectiva cualitativa, y que guían la elaboración de inferencias comprensivas llevan en consideración aspectos de la “modernidad líquida”, de la “actualidad mediática”, además de un “campo” y una “sociedad abierta”. De esta manera, se analizó en cada uno de los casos (a partir de cada ambiente socio-digital), por lo menos tres dimensiones diferentes: aspectos generales de calidad, acciones de convergencia – en su contexto de mutimedialidad, cultura de la participación e inteligencia colectiva – y acciones de conexión en red, las cuales guiaron la elaboración de inferencias transversales en todos los casos. Así, a modo de conclusión, se reflexiona sobre los desafíos que presenta el SRP en la actualidad, las cuales se remiten, por ejemplo, a las necesidades de sus radios para lograr una actuación efectiva (y no simplemente una mera presencia) en ambientes socio-digitales, para que puedan fomentar las conexiones sociales y, por medio de ellas, el flujo de ideas, la dispersión/propagación/circulación y personalización del contenido, el cultivo de la diversidad de experiencias en términos de formatos y lenguaje de los contenidos, la motivación para la participación ciudadana y para la colaboración comprometida de la sociedad. Asimismo, se evalúa, en términos de conclusión, que la actuación efectiva de las radios públicas en los fluidos y dinámicos ambientes socio-digitales contemporáneos puede contribuir en el proceso de legitimación y sustentabilidad social del SRP brasileño y, de modo particular, para que, en esa dirección, las radios públicas cumplan mejor la misión (formar, informar, entretener) y los principios (universalidad, diversidad, independencia y diferenciación) que le son intrínsecos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35551/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.