http://repositorio.unb.br/handle/10482/35488
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_FelipeSchneiderCechella.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Gamification effects on learning and transfer of training |
Autor : | Cechella, Felipe Schneider |
Orientador(es):: | Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto:: | Gamificação Treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) Aprendizagem - avaliação Treinamento - administração de pessoal |
Fecha de publicación : | 27-sep-2019 |
Data de defesa:: | 15-mar-2019 |
Citación : | CECHELLA, Felipe Schneider. Gamification effects on learning and transfer of training. 2019. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | O objetivo geral deste trabalho é avaliar os efeitos da gamificação na aprendizagem (generalização e transferência de treinamento) em eventos presenciais para gestores de uma instituição financeira brasileira. Foi utilizado um delineamento misto, qualitativo e quantitativo, com fontes primárias e secundárias de informação, e medidas repetidas de variáveis dependentes. Os estudos qualitativos compreenderam a construção de um treinamento gerencial gamificado, testes situacionais de avaliação da generalização de aprendizagem e critérios de correção das respostas aos testes. Os estudos quantitativos incluíram dois quase-experimentos. No primeiro, o delineamento incluiu três grupos Experimental 1, treinamento com gamificação; Experimental 2, treinamento sem gamificação; e o Grupo controle, sem treinamento; e medidas repetidas, com a aplicação de pré-teste e pós-teste de generalização da aprendizagem. O segundo quase-experimento, comparou estes três grupos quanto à transferência do treinamento, definida como o desempenho dos gerentes treinados nos registros de avaliação de desempenho dos membros de sua equipe em arquivos de dados da organização. Foi adotado um delineamento com os três grupos e medidas repetidas com sete medidas pré intervenção e sete medidas pós intervenção. A variável dependente é a transferência de treinamento e foi mensurada por meio de cinco taxas criadas com base em critérios. Os resultados obtidos no primeiro quase-experimento indicam que o grupo com a gamificação não mostrou melhores resultados de aprendizagem no nível de generalização quando comparado aos grupos com treinamento tradicional. No segundo quase-experimento, entretanto, o treinamento com gamificação mostrou mais resultados positivos com relação à transferência de treinamento do que os demais grupos. Esta pesquisa contribui de forma inovadora para os campos de estudo da gamificação e da aprendizagem nas organizações, pois: (1) realizou quase-experimento usando a gamificação em um treinamento para gestores de uma instituição financeira; (2) mediu a generalização da aprendizagem, utilizando testes situacionais; e (3) mediu a transferência de treinamento avaliando dados objetivos dos desempenhos dos gestores no local de trabalho, tal como registrados em fontes secundárias de dados disponíveis na organização. Propõem-se expandir as pesquisas de gamificação dentro das organizações, utilizando amostras maiores e avaliando seus impactos na melhoria dos resultados de negócios. |
Abstract: | Gamification has emerged as a strategy that promises to help organizations promote behavior change in individuals. The main objective of this work is to evaluate the effects of gamification on learning (generalization and transfer of training) in two classroom events for managers of a Brazilian financial institution. This research method includes qualitative and quantitative approach, with primary and secondary sources of information, and repeated measures of dependent variables. Qualitative studies include the construction of the training events, situational tests to evaluate the generalization and criteria to correct the responses to tests and results on transfer of training. Quantitative studies included two quasi-experiments. In the first, the design included three groups Experimental 1, training with gamification; Experimental 2, training with expositions and discussions; and the Control Group, without training; and repeated measures, with the application of pretest and posttest of generalization. The second quasi-experiment compared these three groups on the transfer of training, measured by rates of trained managers performances, data obtained from files recording their team members’ evaluation; the repeated measures happened in seven pre-intervention measures and seven post-intervention. The results obtained in the first quasi-experiment indicate that the group with gamification did not show better learning results at the level of generalization when compared to the groups with traditional training. In the second quasi-experiment, the training with gamification showed more positive results regarding the transfer of training than the other groups, although only in a few of the hypotheses. This research contributes in an innovative way to the gamification study’s field and learning in organizations, because: (1) it performed quasi-experiment using gamification in a training for managers of a financial institution; (2) measured the generalization of learning, using situational performance tests; and (3) measured the transfer of training by evaluating objective data on managers' performances in the workplace. As a research agenda, it is proposed to expand the gamification research within organizations using larger samples and evaluating impacts on improving business results. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Administração (FACE ADM) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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