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Título: Interações de estudantes em formação docente mediadas por atividades em ambientes virtuais
Autor(es): Prata, Danilo Nogueira
Orientador(es): Barbato, Silviane Bonaccorsi
Assunto: Docentes
Identidade profissional
Ambientes virtuais de aprendizagem
Estudantes universitários
Interação digital
Data de publicação: 27-Set-2019
Referência: PRATA, Danilo Nogueira. Interações de estudantes em formação docente mediadas por atividades em ambientes virtuais. 2019. 162 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as dinâmicas de produção de identidade docente em interações mediadas por ambientes virtuais de estudantes universitários em formação profissional inicial. Na perspectiva da Psicologia Cultura, entende-se que licenciandos, em realização de atividades em ambientes virtuais, interagem entre si e com o ambiente virtual, atuam produzindo postagens, argumentações e interpretações em situações de aprendizagem que se direcionam por posicionamentos eu-outro-mundo. A produção identitária docente tem relação com as transições entre as posições eu-estudante-presente <> eu-professor-futuro. O estudo contou com a participação de 47 estudantes que realizaram cinco atividades, duas em fóruns do ambiente Moodle.aprender e três num grupo de discussão criado no Facebook, em disciplina que relaciona Desenvolvimento e Aprendizagem oferecida pelo Instituto de Psicologia para cursos de licenciatura. A pesquisa foi dividida em dois estudos: o primeiro foi realizado com toda turma; e o segundo com três estudantes, com enfoque em estudos de caso com: (a) utilização de questionário, (b) realização de observação livre de utilização do Facebook e (c) entrevistas dos tipos narrativa, mediada por postagem e episódica. Os dados no primeiro estudo, foram analisados por meio do software UCINET e análise dialógico-temática, respectivamente, identificando grafos das interações e os significados orientados ao processo de formação da identidade docente em cada atividade. No segundo estudo, foram analisadas as postagens dos três estudantes, por meio de mapas de campos semióticos compostos a partir das posições eu-outro-mundo, com a utilização do software XMIND e, submetidos a análise dialógico-temática a fim de evidenciar as atuações, interpretações, posicionamentos e significados que orientaram as interações nas dinâmicas de produção identitária docente. Os resultados indicam que a identidade docente, no em sendo orientado para o tornar-se é produzida dialogicamente em multiplanos, em tensões entre construções coletivas <> individuais de conhecimento; diferentes posições eu <> outros; e, atuações direcionadas eu-estudante <> mundo-ambiente virtual. Os discursos foram organizados em processos de negociação a partir da alternância entre posições, por enunciados que se apresentam em atos de identificação, interpretações e atuações, qualificadas, neste estudo, como reflexivas-responsivas e/ou práticas, na relação entre significação e atualização de práticas culturais e históricas, na tensão entre reflexividade e responsividade, variando conforme o ambiente virtual e singularidades das atividades. A identidade docente na formação inicial de professores produz-se na tensão entre as diferentes posições, em processos de negociação, que alternam interpretações e atuações, vinculando-as à agencialidade sobre a ação estudantil orientada ao tornar-se docente.
Abstract: The objective of this study was to analyze the dynamics of teacher identity production in interactions mediated in virtual environments of undergraduate students in initial vocational training. In cultural psychology perspective, we understand that students in teacher education programs, who engage in learning activities, interact with each other and with the virtual environment and act by producing posts, arguments and interpretations in learning situations that are directed by the positioning of oneself, the other and the world. The teaching identity production relates to the transitions between the positions I-student-present and I-teacher-future. 47 students, who were enrolled in a Psychology subject directed to teacher education programs took part in five collective activities, in two forums in the moodle.aprender environment and three in discussion groups created on Facebook. The research was divided into two studies: the first was conducted with the whole class; and the second comprised three case studies in which three students individually took part responding to a questionnaire; in an observation on session while they accessed Facebook; and in three interviews sessions: narrative; mediated by post; and episodic. The data obtained in the first study was submitted to UCINET, XMIND software and to a dialogic-thematic analysis. Which enabled the identification of graphs of the interactions and the meanings oriented to teachers´ identity development. In the second study, postings of the three students were analyzed and semiotic maps were composed having as a focus interpretations of I, the other and the world. Results indicated that pedagogic activities in virtual environments are produced dialogically in multiplanes, in tensions between individual and collective constructions of knowledge through different positions I <> others; and, oriented performances I-student <> world-virtual environment. Undergrad students in initial teacher education, in Brazil, organize their discourse in posts in negotiation processes shifting positions in interpretations and performances, qualified as reflective and /or practical. In the tension between reflexivity and responsiveness the relation between meaning and actualizations of cultural and historical practices, varied according to the virtual environment and singularities of the activities. Teachers´ identity in initial teachers´ education occurs in tensions between the different positions, in negotiation processes that alternated interpretations and actions that oriented students´ agencies towards becoming teachers.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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