Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35439
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_ThiagoArnaudAbreudeOliveira.pdf3,14 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Análise multiscala via método dos elementos de contorno dual de fuselagem de aeronave submetida à fadiga
Auteur(s): Oliveira, Thiago Arnaud Abreu de
Orientador(es):: Gomes, Gilberto
Coorientador(es):: Evangelista Junior, Francisco
Assunto:: Fuselagem
Aeronaves
Método dos elementos de contorno dual
Fadiga
Date de publication: 16-sep-2019
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Thiago Arnaud Abreu de. Análise multiscala via método dos elementos de contorno dual de fuselagem de aeronave submetida à fadiga. 2019. xvii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Este trabalho consiste na análise de vida à fadiga de peças de fuselagem de aeronave com danos iniciais submetidas a diferentes níveis de solicitações externas com objetivo de avaliar tolerância ao dano. Para isso, a bibliografia clássica estuda a tolerância ao dano com base no tamanho da trinca. Por outro lado, este estudo se apresenta como inovador ao propor um novo método para a tolerância ao dano: baseado na análise multiescala é capaz de encontrar uma relação entre o número de ciclos de fadiga com a respectiva compliance em micro elementos locais. Desse modo, foram desenvolvidas técnicas computacionais avançadas utilizando o Método dos Elementos de Contorno Dual que, devido à sua flexibilidade, possibilitou avaliar diversos modelos. Os resultados foram tratados estatisticamente por meio de simulação de Monte Carlo a fim de assegurar a integridade e o funcionamento adequado da fuselagem evitando alcança um Estado Limite durante a vida útil de projeto.
Abstract: This paper presents a fatigue life analysis of an aircraft fuselage with pre-established initial damages subjected to different levels of external loads in order to evaluate damage tolerance. For this, the classic bibliography studies damage tolerance based on the crack size. On the other hand, this study is innovative when proposing a new method for damage tolerance: based on multiscale analysis, it is able to find a relation between the number of fatigue cycles with the respective compliance in local micro elements. So, advanced computational techniques were developed using Dual Boundary Element Method, which, due to its flexibility, allowed to evaluate several models. The results were treated statistically by Monte Carlo simulation to ensure the integrity and the proper functioning of the fuselage by avoiding reaching a Limit State during the design lifespan.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35439/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.