http://repositorio.unb.br/handle/10482/35384
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1993_AldoAntoniodeAzevedo.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O poder na escola : um estudo da prática disciplinar na educação física |
Autor(es): | Azevedo, Aldo Antonio de |
Orientador(es): | Tonaco, Geraldo de Oliveira |
Assunto: | Educação física Prática de ensino |
Data de publicação: | 28-Ago-2019 |
Data de defesa: | Mar-1993 |
Referência: | AZEVEDO, Aldo Antonio de. O poder na escola: um estudo da prática disciplinar na educação física. 1993. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1993. |
Resumo: | Esta dissertação aborda a questão do poder na escola. O exercício da disciplina está inserido nessa questão,constituindo preocupação por parte de muitos educadores, que o entendem como indispensável ao processo ensino-aprendizagem. Pretende-se,neste estudo,discutir o problema da disciplina na prática docente, a partir das contribuições teóricas de Michel Foucault. O referido autor analisa o poder como uma prática que se exerce e regula as relações sociais, atingindo a realidade mais concreta do indivíduo: o seu corpo. Essa prática verifica-se em espaços sociais menores, por meio de um tipo específico de poder, denominado disciplina ou "poder disciplinar". A disciplina incorpora um conjunto de técnicas de controle e vigilância, que constituem um modelo disciplinar muito utilizado nas instituições, entre as quais a escola. A descrição e análise dessas técnicas na ação cotidiana do professor de Educação Física, por exemplo, resultam na produção de alunos úteis, integrados e adaptados às normas da escola e da sociedade. O professor, regulamentado por seu saber e por essas normas, usa técnicas de vigilância,de controle do espaço, do tempo e da atividade do aluno. Desse modo, o poder produza individualização na escola. Como, a partir das contribuições teóricas de Foucault, pensar o problema da disciplina, levando em conta a realidade da escola pública de primeiro e segundo graus? Quais as implicações do exercício da disciplina na prática docente? No contexto dessas indagações gerais, como se dão de modo mais específico, as relações de poder entre o professor de Educação Física e seus alunos? Quais as técnicas disciplinares específicas utilizadas pelo professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem da Educação Física? São questões como essas, que este estudo pretende abordar, com a certeza de que a discussão do problema aqui não se esgota. |
Abstract: | This dissertation approaches the question of capacity ir school. The exercise of the discipline is included In this question, that worries many educators, who understand It as essential fco the process teaching and learning. In this essay, we intend to, discuss the matter of the discipline in the teaching practice from Michel Foucault’s theorical contributions. The related author analyses the capacity as a practice that exercises and directs the social relations, that reach the concret reality of an individual: his body. This practice we notice in a smaller social intervals, by means of a specific kind of capacity, called discipline or "capacity of discipline". The discipline includes a unit of technics of control and vigilance, and these technics constitute a discipline model that is used in institutions, and in schools too. The descriptlon and analysis of these techinics used by the Physcal teacher everyday, e.g., turn out the formation of helpful pupils, integraded and adapted to the rules of school and society. The teacher, regulated by his know how to and those rules, uses technics of vigi lance, to control the intervai the time and the activity of pupil. In this way, the capacity gives the individualism in school. Then from Foucault’s theorical contributions, think about the matter of discipline, considering the reality of public schools of first and secorid grades? What are the involvements from the exercise of the discipline in the teacher practice? In the context of these general investigations, in a specific kind, the relations between the Physical teacher and his pupils? What are the specific technics in the discipline used by the teacher and it’s involvements in the process teaching learning of Physical Education? There are questions like these, that this essay intend to approach, and it’s certain that the discussion of this matter doesnot finish here. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1993. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.