Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35382
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoséMárioPeixotoSantos.pdf16,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Epistolário : correspondências sobre performances de rua, arte postal, encontro, iteração e outros afectos
Autor(es): Santos, José Mário Peixoto
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Epistolários
Performance (Arte)
Pensamento filosófico
Artes visuais
Data de publicação: 27-Ago-2019
Referência: SANTOS, José Mário Peixoto. Epistolário: correspondências sobre performances de rua, arte postal, encontro, iteração e outros afectos. 2019. 285 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Tese formatada como um Epistolário, um conjunto de cartas, em que são descritas e analisadas algumas performances apresentadas ao longo da carreira do autor/artista, de 1998 até 2018, nas ruas de algumas cidades, principalmente em Salvador, Bahia, e em Brasília-DF. Performances de rua; Corpo-ebó; arte postal; iteração; encontro; afeto/afecto são conceitos relacionados à pesquisa da performance, com eixo nas artes visuais, na linha de Poéticas Transversais. Ao longo do texto, o pensamento do filósofo moderno Baruch de Spinoza é revisitado à luz das teorias e dos conceitos afinados com a contemporaneidade – dos pensadores pós-estruturalistas Gilles Deleuze e Félix Guattari, Jacques Derrida, Michel de Certeau, Michel Foucault, Michel Serres, Nicolas Bourriaud, Vladimir Safatle. Além de teóricos e historiadores da arte da performance, a exemplo de Ana Goldenstein Carvalhaes, Ciane Fernandes, Eleonora Fabião, Lucio Agra, Maicyra Leão, Maria Beatriz de Medeiros & Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, Peggy Phelan, Renato Cohen, Ricardo Basbaum, Richard Schechner, Sally Banes, entre outros. São também referenciados escritores da Literatura Brasileira e universal. As ferramentas metodológicas utilizadas são a escrita de cartas, entrevistas, bate papo, caderno de campo, registros fotográficos e em vídeo, pesquisa bibliográfica e iconográfica em acervos públicos e privados. O resultado é um conjunto de cartas com descrição, análise e discussão das produções performáticas em colaboração com os pares da performance. Para tal, é utilizado o gênero epistolar como formato da escrita em seus aspectos: literário (ficção e autoficção), histórico, documental, memorialista, confessional. A relação estabelecida nas trocas de correspondências é mediada pelos afetos/afectos e proposta como uma busca por encontros com os amigos artistas e com o outro, o da rua, todos iteratores.
Abstract: Thesis with an Epistolary format, a bunch of letters, on which it is analyzed and described some performances presented through the author/artist’s career, from 1998 until 2018, on the streets of some cities, mainly in Salvador, Bahia, and in Brasília-DF. Street Performances; Corpo-ebó; postal art; iteraction; encounter; affection/afecto are concepts related to the research of performance in the visual arts’ axis, in the research line of Transversal Poetics. Throughout the text, the thoughts of the modern philosopher Baruch de Espinosa is revisited in the light of theories and concepts sharpened with contemporaneity – in where we can find post-structuralists Gilles Deleuze and Félix Guattari, Jacques Derrida, Michel de Certeau, Michel Foucault, Michel Serres, Nicolas Bourriaud, Vladimir Safatle. Besides theorists and Performance Art historians, namely Ana Goldenstein Carvalhaes, Ciane Fernandes, Eleonora Fabião, Lucio Agra, Maicyra Leão, Maria Beatriz de Medeiros & Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos, Peggy Phelan, Renato Cohen, Ricardo Basbaum, Richard Schechner, Sally Banes, among others. It is also cited writers from Brazilian and universal literature. The methodologic tools used are the letter-writing, interviews, chats, fieldwork notebook, photographic and video registers, bibliographic and iconographic research in public and private archive. The result is several letters which describe, analyze and discuss the performance productions in collaboration with some peers. To do so, it is used the epistolary genre as a format of writing in its aspects: literature (fiction and auto fiction), historical, documental, memorialist, confessional. The established relation in swapping letters is guided by afecction/afectos and a proposal as a research for encounters with the artist’s friends and with the other, the one on the street, all iteractors.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.