Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35345
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LígiaCarvalhoLibâneo.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tornar-se servidor/a técnico-administrativo/a na Universidade de Brasília : a mediação da psicologia escolar
Autor(es): Libâneo, Lígia Carvalho
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Psicologia escolar
Universidade de Brasília
Servidores públicos
Narrativas autobiográficas
Data de publicação: 22-Ago-2019
Referência: LIBÂNEO, Lígia Carvalho. Tornar-se servidor/a técnico-administrativo/a na Universidade de Brasília: a mediação da psicologia escolar. 2019. xiii, 175 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Nossa tese parte do olhar da psicologia escolar para compreender o processo de tornar-se servidor técnico-administrativo na Universidade de Brasília (UnB) em sua historicidade, sua singularidade e suas relações constituintes. Em nossa metodologia, optamos pelas narrativas autobiográficas, as caminhadas e a fotografia como mediações na produção de sentidos e significados sobre os processos de tornarem-se trabalhadores em educação. A psicologia histórico-cultural do desenvolvimento humano norteou as concepções epistemológicas, teóricas e metodológicas desta tese. A pesquisa, realizada com nove participantes, possibilitou compreender como a universidade ao mesmo tempo em que apresenta uma história possível a cada trabalhador é também surpreendida pela originalidade e singularidade de cada um. O tornar-se servidor técnico-administrativo, na perspectiva dos trabalhadores, é concebido na interface com os diversos vínculos e papéis institucionais, com a convivência com a diversidade, com as relações com as chefias, com a condição de servidor público, com as ações, com os produtos do trabalho, com a visão da comunidade sobre o trabalho do corpo técnico, entre outros. Observamos uma vivência solitária dos sujeitos pesquisados na produção de sentidos e significados sobre seus processos de tornarem-se servidores técnico-administrativos, com poucas ações institucionais de mediação do e pelo coletivo de trabalhadores. Nesse cenário, sugerimos algumas ações conjuntas da psicologia escolar com os servidores técnico-administrativos como campo de possibilidades de integração, participação criadora, subjetivação e humanização.
Abstract: Our thesis assumes the perspective of School Psychology in order to understand the process of becoming a technical and administrative worker at the University of Brasília (UnB) in its historicity, its singularity and its constituent relations. In our methodology, we chose autobiographical narratives, walks and photography as mediations in the production of meanings about the processes of becoming workers in education. The historical-cultural psychology of human development guided the epistemological, theoretical and methodological conceptions of this thesis. The research, performed with nine participants, made it possible to understand how the university at the same time as presenting a possible history to each worker is also surprised by the originality and singularity of each one. Becoming a technical and administrative worker, in workers perspective, is conceived in the interface with the diverse institutional ties and roles, with the coexistence with diversity, with the relations with the chiefs, with the condition of public employee, with the actions, with the products of the work, with the vision of the community about the work of the technical staff, among others. We observed the participants living a solitary experience in the production of meanings regarding their processes of becoming technical and administrative workers, with few institutional action of mediation of and by the worker’s collective. In this scenario, we suggest some joint actions of school psychology with the technical and administrative workers as a field of possibilities for integration, creative participation, subjectivation and humanization.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.