Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Carlos Henrique Marques da | - |
dc.contributor.author | Mostardeiro, Priscila Hoehr | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T20:12:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T20:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MOSTARDEIRO, Priscila Hoehr. Estudo do caso de falência da VARIG à luz da Cadeia de Valor de Porter. 2019. xviii, 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35303 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a participação do transporte aéreo regular no deslocamento interestadual
de passageiros tem apresentado considerável crescimento no território brasileiro, superando,
desde 2010, a participação do modo rodoviário (ANAC, 2018). Na contramão desse
protagonismo, as empresas do setor vêm acumulando prejuízos que superam os 16 bilhões de
reais. Caso esse cenário não se altere, é possível que algumas das maiores companhias aéreas
atualmente no mercado brasileiro venham a colapsar, comprometendo o futuro da Aviação Civil
no Brasil. É relevante observar, ainda, que os impactos deletérios da falência de uma empresa
aérea para os passageiros e para a economia nacional podem ser perenes. Assim, compreender
adequadamente o fenômeno que levou as companhias aéreas ao colapso – verificando de
maneira isenta e adequada quais fatores contribuintes foram determinantes para tal – é
estratégico para as empresas e Autarquias ligadas ao setor. Com esse intuito, o trabalho
apresenta uma abordagem sobre os principais conceitos teóricos relativos à Teoria da
Organização Industrial, com destaque para a Teoria da Cadeia de Valor de Porter (1989),
seguida de uma síntese dos principais fatos históricos da trajetória da VARIG. Traz, ainda, a
cadeia de valor de Porter (1989) aplicada ao caso da VARIG, como método para a avaliação de
desempenho dos custos e da lucratividade da organização, por meio da identificação de suas
atividades de valor e suas respectivas análises, sendo discutidas as conclusões no capítulo
derradeiro deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo do caso de falência da VARIG à luz da Cadeia de Valor de Porter | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aviação Civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeia de valor de Porter | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Falência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the last decades, the share of air transportation in interstate displacement of passengers has
presented a considerable growth in Brazilian territory, surpassing, since 2010, the participation
of the roadway participation (ANAC, 2018). Contrary to this role, companies in the sector have
accumulated losses that exceed R$16 billion. If this scenario does not change, there is a
possibility that some of the largest airlines currently in the Brazilian market will collapse,
compromising the future of Civil Aviation in Brazil. It is also important to note that the
deleterious impacts of an airline's bankruptcy on passengers and the national economy can be
perennial. Thus, properly understand the phenomenon that led airlines to collapse - checking of
free and fair manner which contributing factors - were instrumental in the setting achieved is
strategic for companies and authorities related to the sector. With this aim this Thesis presents
an approach on the main theoretical concepts related to Industrial Organization Theory, with
emphasis on Porter's Value Chain Theory (1989), followed by a synthesis of the main historical
facts of the VARIG trajectory. It also brings the value chain of Porter (1989) applied to the
VARIG case, as a method to evaluate the performance of costs and profitability of organization,
through the identification of their value activities and their respective analyzes and discuss the
conclusions in the last chapter of this work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|