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2019_PriscilaHoehrMostardeiro.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorMostardeiro, Priscila Hoehr-
dc.date.accessioned2019-08-15T20:12:30Z-
dc.date.available2019-08-15T20:12:30Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.date.submitted2019-02-27-
dc.identifier.citationMOSTARDEIRO, Priscila Hoehr. Estudo do caso de falência da VARIG à luz da Cadeia de Valor de Porter. 2019. xviii, 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35303-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, a participação do transporte aéreo regular no deslocamento interestadual de passageiros tem apresentado considerável crescimento no território brasileiro, superando, desde 2010, a participação do modo rodoviário (ANAC, 2018). Na contramão desse protagonismo, as empresas do setor vêm acumulando prejuízos que superam os 16 bilhões de reais. Caso esse cenário não se altere, é possível que algumas das maiores companhias aéreas atualmente no mercado brasileiro venham a colapsar, comprometendo o futuro da Aviação Civil no Brasil. É relevante observar, ainda, que os impactos deletérios da falência de uma empresa aérea para os passageiros e para a economia nacional podem ser perenes. Assim, compreender adequadamente o fenômeno que levou as companhias aéreas ao colapso – verificando de maneira isenta e adequada quais fatores contribuintes foram determinantes para tal – é estratégico para as empresas e Autarquias ligadas ao setor. Com esse intuito, o trabalho apresenta uma abordagem sobre os principais conceitos teóricos relativos à Teoria da Organização Industrial, com destaque para a Teoria da Cadeia de Valor de Porter (1989), seguida de uma síntese dos principais fatos históricos da trajetória da VARIG. Traz, ainda, a cadeia de valor de Porter (1989) aplicada ao caso da VARIG, como método para a avaliação de desempenho dos custos e da lucratividade da organização, por meio da identificação de suas atividades de valor e suas respectivas análises, sendo discutidas as conclusões no capítulo derradeiro deste trabalho.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo do caso de falência da VARIG à luz da Cadeia de Valor de Porterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransporte aéreopt_BR
dc.subject.keywordAviação Civilpt_BR
dc.subject.keywordCadeia de valor de Porterpt_BR
dc.subject.keywordViação Aérea Rio-Grandense (VARIG)pt_BR
dc.subject.keywordFalênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the last decades, the share of air transportation in interstate displacement of passengers has presented a considerable growth in Brazilian territory, surpassing, since 2010, the participation of the roadway participation (ANAC, 2018). Contrary to this role, companies in the sector have accumulated losses that exceed R$16 billion. If this scenario does not change, there is a possibility that some of the largest airlines currently in the Brazilian market will collapse, compromising the future of Civil Aviation in Brazil. It is also important to note that the deleterious impacts of an airline's bankruptcy on passengers and the national economy can be perennial. Thus, properly understand the phenomenon that led airlines to collapse - checking of free and fair manner which contributing factors - were instrumental in the setting achieved is strategic for companies and authorities related to the sector. With this aim this Thesis presents an approach on the main theoretical concepts related to Industrial Organization Theory, with emphasis on Porter's Value Chain Theory (1989), followed by a synthesis of the main historical facts of the VARIG trajectory. It also brings the value chain of Porter (1989) applied to the VARIG case, as a method to evaluate the performance of costs and profitability of organization, through the identification of their value activities and their respective analyzes and discuss the conclusions in the last chapter of this work.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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