http://repositorio.unb.br/handle/10482/35276
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ConhecimentoMatematicoFator.pdf | 251,16 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemática |
Auteur(s): | Souza Junior, Marlo Mendes de Carvalho, Rafaela Oliveira Dörr, Raquel Carneiro Silva, Rebeca de Miranda Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto:: | Aprendizagem Matemática Ensino Professores - formação Geometria |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia |
Référence bibliographique: | SOUZA JUNIOR, Marlo Mendes de et al. O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem: percepções de professores brasileiros que ensinam matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Medellín, Colombia. Anais [...]. Medellín, Colombia: Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia, 2019. Disponível em: http://ciaem-redumate.org/conferencia/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/430/189. Acesso em: 13 ago. 2019. |
Résumé: | O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil têm suscitado discussões em função dos resultados, ainda abaixo do esperado, a presentados pelos estudantes nas avaliações em larga escala. Assim, questionam-se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, o distanciamento da formação acadêmica em relação à prática e o impacto do conhecimento matemático na atuação docente. Desse modo, desenvolveu-se um estudo com 45 professores que ensinam Matemática, tendo como objetivos: identificar as percepções desses professores, licenciados em Pedagogia e Matemática, sobre suas práticas de ensino e conhecer suas aspirações por aprimoramento em conteúdos matemáticos específicos. Os participantes responderam a duas perguntas acerca de suas percepções, atuação docente e necessidades formativas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados mostram que eles consideram a Matemática como componente curricular difícil de ser ensinada e têm na geometria o tópico curricular mais requerido para aprofundamento. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Licença:: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.