Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gatti, Thérèse Hofmann | - |
dc.contributor.author | Brisolla, Márcia Regina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T19:02:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T19:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | BRISOLLA, Márcia Regina Santos. De menina a mulher: imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais. 2019. 258 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35243 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | As imagens da cultura da mídia estão cada vez mais presentes no cotidiano e
operam como pedagogia cultural ao influenciar as relações humanas e os
processos de constituição da subjetividade da menina em trânsito para se tornar
mulher. Esta pesquisa apresenta-se como uma navegação ao encalço de analisar
a imagem da menina/mulher na publicidade digital das marcas Capricho com
ênfase na representação e nas mediações das garotas com essas visualidades.
As questões que nortearam a pesquisa foram: como a menina em trânsito para a
vida adulta está sendo representada nas imagens publicitárias da marca
Capricho? Que padrões de representação do feminino são recorrentes e que
novas referências imagéticas circulam na cultura da mídia? Essas figurações do
feminino aparecem nas visualidades da Capricho? Que pedagogias são
construídas e mediadas por esse artefato cultural midiático? Que saberes e
referências imagéticas são postos em circulação? Como a menina/mulher
ressignifica essas visualidades? Nesta jornada, por entre travessias e
encruzilhadas, as pedagogias culturais produzidas são problematizadas ao
analisar como as imagens publicitárias afetam a vida social dos sujeitos dessa
pesquisa, meninas na faixa etária de 13/14 anos, estudantes do oitavo ano do
ensino fundamental II. A base teórica da investigação constitui-se no âmbito da
teoria educacional pós-crítica na confluência com os estudos culturais, teorias
pós-estruturalistas, estudos de gênero e estudos da cultura visual. A escolha do
grupo focal como técnica de investigação qualitativa agrega valiosa contribuição
ao possibilitar compreender as concepções e os posicionamentos das jovens bem
como interceptar contradições, similaridades, discordâncias e conformidades. Os
resultados foram analisados na perspectiva analítico-interpretativa embasada nos
estudos da cultura visual. A reflexão aponta um caminho pedagógico que pode
gerar condições de aprendizagem a partir da relação experiencial com
visualidades da mídia no encalço de instigar outros modos de ver, se ver e ver o
outro, a partir da produção de significados compartilhados, tendo em vista a
diversidade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | De menina a mulher : imagens publicitárias, representações e pedagogias culturais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagens publicitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade feminina | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Images of media culture are increasingly present in daily life and operate the
cultural pedagogy by influencing human relations and the processes of constitution
of the subjectivity of the girl on her way to become a woman. This research has as
main objective to analyze the image of the girl/woman in the publicity of Capricho
magazine with emphasis in the representation and the mediations of the girls with
these visualities.The questions that guided the research were: how the girl in
transit to adult life is being represented in the publicity images of the brand
Capricho? What patterns of representation of the feminine are recurrent and what
new imagery references circulate in the media culture? Do these feminine
figurations appear in the visuals of Caprice? What pedagogies are built and
mediated by this media cultural artefact? What knowledge and imagery are put
into circulation? How does the girl / woman re-signify these visualities? Therefore,
I intend to problematize the cultural pedagogies produced and the knowledge put
into circulation by investigating how these visuals affect the social life of the
subjects in this study, girls in the 13-14 age group, students of the eighth grade of
elementary school. The theoretical basis of the research is within the scope of of
post-critical educational theory at the confluence with cultural studies, poststructuralist
theories, gender studies and visual culture studies. The choice of focal
group as a qualitative research technique adds a valuable contribution by making
it possible to understand the conceptions and positioning of young people as well
as intercepting contradictions, similarities, disagreements and conformities. The
results were analyzed from an analytical-interpretative approach based on visual
culture studies. The reflection points out a pedagogical path that can generate
learning conditions from the experiential relationship with media visuals in the
search to investigate other ways of seeing, seeing oneself and seeing the other,
from the production of shared meanings, in view of human diversity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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