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2018_SelenePeresPeresNunes.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMarcelino, Gileno Fernandes-
dc.contributor.authorNunes, Selene Peres Peres-
dc.date.accessioned2019-07-26T18:37:24Z-
dc.date.available2019-07-26T18:37:24Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-02-14-
dc.identifier.citationNUNES, Selene Peres Peres. A dinâmica institucional da Lei de Responsabilidade Fiscal: uma análise na perspectiva institucionalista. 2018. 69 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35149-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisa a dinâmica assimétrica da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na perspectiva institucionalista, auxiliando a compreender as diferenças no cumprimento da regra fiscal nos estados brasileiros ao longo do tempo e, em particular, a complementaridade da LRF com outras instituições, como as regras que definem a composição e funcionamento dos tribunais de contas. Ao analisar a série histórica de resultados fiscais primários dos estados, de 1995 a 2017, constata-se quebra estrutural no ano de entrada em vigor da LRF. A dívida consolidada líquida como proporção da receita corrente líquida, de 2000 a 2017, apresenta queda contínua, com redução do número de desajustados e do tamanho do sobre endividamento, mas também assimetrias no comportamento fiscal dos estados. No entanto, mesmo depois de profunda crise econômica, os resultados primários médios ainda são melhores que antes da LRF, embora a heterogeneidade tenha aumentado muito. Um questionário aberto, respondido por técnicos dos tribunais de contas, mostra, de um lado, a modernização que a regra fiscal ocasionou e, de outro, a mudança institucional da LRF, provocada por práticas de contabilidade criativa. As mudanças institucionais impediram que a regra fiscal formal fosse completamente aplicada na solução de problemas de gasto excessivo e sobre-endividamento, reforçando a permanência de algumas práticas anteriores. A adoção do regime de caixa para apuração dos resultados fiscais no Brasil serviu também como instrumento à ilusão fiscal, contribuindo para explicar por que alguns severos desequilíbrios das contas públicas foram possíveis apesar da LRF.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dinâmica institucional da Lei de Responsabilidade Fiscal : uma análise na perspectiva institucionalistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLei de Responsabilidade Fiscal (LRF)pt_BR
dc.subject.keywordRegras fiscaispt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contaspt_BR
dc.subject.keywordContabilidade criativapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis analyses the asymmetric dynamics of the Fiscal Responsibility Law (FRL) in the institutionalist perspective, helping to understand the differences in the compliance with the fiscal rule in the Brazilian states over time and, in particular, its complementarity with other institutions, such as the rules that define the composition and the functioning of the Courts of Accounts. Analysing the historical series of primary fiscal results of the states, from 1995 to 2017, it is found a structural break in the year of entry into force of the LRF. The net consolidated debt as a proportion of net current revenue, from 2000 to 2017, shows continuous decline, with a reduction in the number of misfit states and in the size of the over indebtedness, but also asymmetries in the fiscal behavior of the states. However, even after a deep economic crisis, the mean primary fiscal results are still better than before the FRL, although the heterogeneity has increased greatly. An open questionnaire, answered by the Courts of Accounts technicians, shows, on the one hand, the modernization that the fiscal rule caused and, on the other hand, the institutional change of the FRL, caused by creative accounting practices. The institutional changes prevented the formal fiscal rule from being completely applied in solving problems of excessive spending and over-indebtedness, reinforcing the permanence of some previous practices. The adoption of the cash regime to calculate fiscal results in Brazil has also served as an instrument for fiscal illusion, contributing to explain why some severe public account imbalances were possible despite the FRL.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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