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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35058
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Title: Tradição e inovação na escola francesa de flauta transversal : uma visão historiográfica
Authors: Araújo, Welder Rodrigues Arantes de
Orientador(es):: Magalhães-Castro, Beatriz
Assunto:: Flauta transversal
Escola francesa de flauta
Música - história e crítica
Issue Date: 12-Jul-2019
Citation: ARAÚJO, Welder Rodrigues Arantes de. Tradição e inovação na escola francesa de flauta transversal: uma visão historiográfica. 2018. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O trabalho investigou a evolução da escola francesa de flauta através do tempo, em especial na segunda metade do séc. XIX, com o desenvolvimento da flauta cilíndrica de Boehm e sua adoção como instrumento principal no conservatório auperior nacional de Paris. O objetivo foi identificar as características da escola francesa de flauta e sua definição como escola e/ou tradição instrumental, distinguir os principais expoentes do instrumento, tais como instrumentistas, compositores e professores que contribuíram para o desenvolvimento da escola francesa, organizar e relacionar o repertório produzido na França especialmente para o curso de flauta Transversal do Conservatório Nacional de Música de Paris e estabelecer possíveis relações entre as evoluções tecnológicas da flauta transversal com a escola francesa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, dividida em três eixos: literatura sobre a flauta transversal, sobre especificamente a escola francesa de flauta e finalmente literatura historiográfica, já que apesar de existirem diversos trabalhos sobre o tema poucos abordam a historiografia mais profundamente. O referencial teórico foi a obra A Invenção das Tradições, de Eric Hobsbawm. Através da pesquisa realizada podemos perceber que a evolução da flauta, em especial a flauta Boehm patenteada em 1847 foi o principal elemento da construção da escola francesa de flauta, principalmente por sua adoção como instrumento oficial do Conservatório Superior de Paris, a instituição responsável por criar e perpetuar esta tradição. Pela pesquisa podemos concluir também que o conceito de Tradição Inventada, proposto por Hobsbawm pode se aplicar à tradição francesa, já que produziu práticas que foram reproduzidas através dos anos cuja origem pode ser identificada. O trabalho também investigou e catalogou outros elementos dessa tradição, como o repertório do Concurso Anual do Conservatório de Paris, os professores do conservatório e finalmente a disseminação desta tradição pelo mundo, com destaque para o Brasil. Podemos verificar uma influência da tradição francesa no país na segunda metade do séc. XX desde a vinda de flautistas franceses, como Odette Ernest Dias e Jean Nöel Saghaard e por brasileiros que estudaram na frança e voltaram ao Brasil para lecionar, como Antônio Dias Carrasqueira, Celso Woltzenlogel e Beatriz Magalhães Castro.
Abstract: The work investigated the evolution of the French flute school through time, especially in the second half of the 19th century, with the development of the cylindrical Boehm’s flute and its adoption as main instrument in the national superior conservatory of Paris. The aim is to identify the characteristics of the French Flute School and its definition as a school and/or instrumental tradition, to distinguish the main exponents of the instrument, such as musicians, composers and flute professors who have contributed for the development of the French School, to set up and relate the repertoire produced in France, especially for the Transverse Flute course of the Paris Conservatoire and to establish possible relations between the technological evolutions of the transverse flute with the French Flute School. A bibliographical research was carried out, divided in three axis: literature on the transverse flute, specifically the French Flute School, and finally historiographical literature, as although there are already several researches on the subject, only few of them approaches the historiography more deeply. The theoretical framework used is by Eric Hobsbawm, The Invention of Traditions. Through this research, it is possible to realize that the evolution of the flute, especially the Boehm flute, produced in 1847, was the key feature for the construction of the French Flute School, mainly for its adoption as the official instrument of the Paris Conservatoire, the institution responsible for creating and perpetuate this tradition. This study enables to conclude that Hobsbawm's concept of the Invented Tradition can be applied to the French tradition, since it produced practices that were propagated through the years whose origin can be identified. This dissertation also investigates and registers other elements of this tradition, such as the repertoire of the Annual Competition of the Paris Conservatoire, the flute professors of the conservatory, and finally the dissemination of this tradition worldwide, more specifically in Brazil. Furthermore, it is possible to spot the influence of the French tradition in the country with the immigration of French flutists such as Odette Ernest Dias and Jean Noel Saghaard and Brazilian flutists who have studied in France and returned to Brazil to teach, as Antônio Dias Carrasqueira, Celso Woltzenlogel and Beatriz Magalhães Castro.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
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