http://repositorio.unb.br/handle/10482/3493
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Miriam de Lourdes Almeida_Parte1.pdf | Parte 1 | 3,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Miriam de Lourdes Almeida_Parte2.pdf | Parte 2 | 9,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A cidade de Pirenópolis e o impacto do tombamento |
Authors: | Almeida, Miriam de Lourdes |
Orientador(es):: | Schlee, Andrey Rosenthal |
Assunto:: | Patrimônio cultural - proteção Turismo e planejamento urbano Pirenópolis (GO) Planejamento urbano Edifícios históricos Patrimônio histórico |
Issue Date: | 2-Feb-2010 |
Data de defesa:: | 2006 |
Citation: | ALMEIDA, Miriam de Lourdes. A cidade de Pirenópolis e o impacto do tombamento. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | A posição geográfica, e a paisagem urbana que encontramos em Pirenópolis, fundada em 1727, no auge da mineração, somado aos vários ciclos que a cidade atravessou, estampam em sua arquitetura contemporânea imagens fragmentadas do tempo áureo da então Vila de Meia Ponte, e que ocasionou o seu tombamento pelo IPHAN em 1989, Os bens patrimoniais representam uma ponte entre o passado e o presente e é indiscutível a necessidade de conservação deste patrimônio cultural. Quando a edificação a ser preservada é constituída de um monumento isolado, é maior a aceitação embora em uma região de grande especulação imobiliária se apresente como um empecilho para a construção vertical, impedindo o lucro fácil O mesmo não ocorre quando a intervenção se faz em um conjunto urbano, atingindo a propriedade individual, onde a demanda de transformação ocorre paralela às necessidades do cotidiano. E geralmente, estes passam a integrar planos turísticos, como instrumento de inserção social com a possibilidade de uma determinada sustentabilidade econômica. O contato do turista com a localidade visitada é efêmero e superficial, e raramente se estabelece um vínculo permanente com o lugar não havendo por isso qualquer compromisso pessoal, com a sua preservação física ou ambiental. Entre os fenômenos causado pelo turismo em uma cidade tombada, além do processo inevitável da gentrificação decorrente da alteração dos preços no setor imobiliário, podemos constatar em Pirenópolis o fachadismo, e a espetacularização decorrentes do objetivo de compor ambientações que possam ser mais facilmente identificáveis pelo turista com a criação de espaços cenarizados para o lazer. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The geographic position, and the urban landscape that we find in Pirenópolis, established in 1727, in the height of the mining, added to the some cycles that the city crossed, they print in its architecture contemporary fragmented images of the golden time of then the Village of Half Bridge, and that it caused its register for the IPHAN in 1989, The capital assets represent a bridge between the past and the gift and are unquestionable the necessity of conservation of this cultural patrimony. The when construction to be preserved is constituted of na isolated monument, is bigger the acceptance although in a region of great real estate speculation if it presents as one empecilho for the vertical construction, hindering the easy profit The same it does not occur when the intervention if makes in an urban set, reaching the individual property, where the transformation demand occurs parallel to the necessities of the daily one. E generally, these start to integrate tourist plans, as instrument of social insertion with the possibility of one determined economic sustentabilidade. The contact of the tourist with the visited locality is ephemeral and superficial, and rare a permanent bond with the place is established not having therefore any personal commitment, with its physical or ambient preservation. It enters the phenomena caused by the tourism, beyond the inevitable process of “gentrification” decurrent of the alteration of the prices in the real estate sector, we can evidence in Pirenópolis “facadesm”, e “spetacularization” decurrent the objective to compose ambientações that can be more easily identifiable for the tourist with the creation of spaces cenarizados for the leisure. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2006. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.