Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34862
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TalitaVianaNeves.pdf23,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Moçambique de Tonho e Lena : um eixo na tradição afro-brasileira do reinado de Nossa Senhora do Rosário
Autor(es): Neves, Talita Viana
Orientador(es): Carvalho, José Jorge de
Assunto: Religiões de matriz africana
Congado - Minas Gerais (MG)
Festas religiosas - Minas Gerais (MG)
Data de publicação: 17-Jun-2019
Referência: NEVES, Talita Viana. O Moçambique de Tonho e Lena: um eixo na tradição afro-brasileira do reinado de Nossa Senhora do Rosário. 2018. 259 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A tese tem como eixo central o Moçambique de Tonho e Lena, mais conhecido como Moçambique do Tonho Pretinho. A partir do convívio e do diálogo com as pessoas, os pretos-velhos e caboclos, escoras, conjuntos e ancestrais que o constituem, chamo a atenção para a espiritualidade do terno e dos reinados, e para sua inseparabilidade da vida cotidiana. A presença, nos reinados, das forças das matas e das águas, da ancestralidade, assim como a continuidade desta espiritualidade no dia a dia (as práticas de cura no injó, o dom espiritual de capitães-curadores, a relação perene com os guias e ancestrais), pode passar despercebida à primeira vista. A tese explora os processos que contribuem para este fenômeno, tais como a complexa dimensão do segredo e a distinção entre as práticas restritas aos iniciados e os rituais públicos; o processo interno aos estudos afro-brasileiros de supervalorização das tradições nagôs e de desprestígio das manifestações de matriz centro-africana (bantu); o fenômeno de “umbandização” de pretos-velhos e caboclos (e suas práticas) desencadeado a partir da institucionalização da umbanda; e a complexa presença de elementos que coincidem (pelo menos em seus aspectos externos) com o catolicismo romano. Mais que uma “forma africana” de cultuar santos católicos, trata-se de uma devoção genuína ao Rosário; uma espiritualidade sui generis forjada a partir da experiência violenta da diáspora, mas que segue em movimento, é dinâmica. Uma espiritualização da experiência do cativeiro que junta (e atribui novos sentidos), em uma mesma malha – em um mesmo terno, em um mesmo reino –, Nossa Senhora do Rosário, Iemanjá, pretos-velhos e caboclos, escoras, antepassados, reis e rainhas congos.
Abstract: Tonho and Lena's Moçambique, better known as Tonho Pretinho's Moçambique, is responsible for the festivities of the Reinado of Our Lady of Rosary – or congados – in the region of Itapecerica – MG. This thesis focuses on the spirituality of this group and festivity, and on its inseparability of the daily life. The presence of the forças das águas e das matas in the festivities of the reinado, as well as the continuity of this spirituality in the day to day can go unnoticed at first sight. This thesis explores the processes that contribute to this phenomenon, such as the complex dimension of secret and the distinction between practices restricted to initiated people and public rituals; the “umbandização” phenomenon of pretos-velhos e caboclos (and their practices); and the overvaluation of elements that coincide (at least in their external aspects) with Roman Catholicism. More than an "African way" of worshiping Catholic saints, the congado constitutes a genuine devotion to Rosário; a sui generis spirituality forged from the violent experience of the diaspora, but that continues in movement, is dynamic. A spiritualization of the experience of the captivity that brings together (and attributes new meanings), in the same mesh – in the same terno, in the same reino – Saint Benedict, Saint Efigênia, Our Lady of Rosary, Iemanjá, escoras, ancestors, kings and queens.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.