Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34778
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_ProtocoloSimulacaoComputacional.pdf.pdf477,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Protocolo de simulação computacional do microclima urbano para a cidade de Lisboa, Portugal
Autor : Silva, Bárbara
Silva, Caio Frederico e
Santo, Teresa
Assunto:: Simulação (Computadores)
ENVI-met
Microclimatologia - Lisboa
Mudanças climáticas
Fecha de publicación : 2018
Citación : SILVA, Bárbara; SILVA, Caio Frederico e; SANTO, Teresa. Protocolo de simulação computacional do microclima urbano para a cidade de Lisboa, Portugal. In: COLÓQUIO IBÉRICO GEOGRAFIA, 16., 2018, Lisboa.
Resumen : As mudanças climáticas impoem às cidades a necessidade de buscas por estratégias mitigadoras e adaptativas. Uma forma de compreenção do clima é a utilização de tecnologias que decodificam a natureza urbana, como os programas de simulação computacional que fazem o uso de arquivos climáticos, muitas vezes disponíveis em bancos de dados. Dentre diversas metodologias computacionais, o programa ENVI-met 4.3, desenvolvido pelo Departamento de Geografia da Universidade de Bochum na Alemanha, apresenta-se como um software de modelagem tridimensional do microclima urbano que requer dados climáticos locais para o desenvolvimento das simulações computacionais. Cria-se um modelo tridimensional da área estudada e consideram-se os parâmetros climáticos, vegetação, superfícies e estruturas para compreensão e quantificação de suas interações, baseando-se na dinâmica dos fluidos e da termodinâmica. Contudo, a falta de arquivos climáticos que suportem simulações computacionais na área de clima urbano dá margem a erros de metodologia e resultados. O objetivo do estudo é apresentar um protocolo de simulação no programa ENVI-met 4.3 para o clima da cidade de Lisboa, Portugal. Assim, são estabelecidos dois arquivos climáticos criados a partir de dados fornecidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pela Universidade de Wyoming nos Estados Unidos, para simulações que ocorram na cidade de Lisboa, Portugal. Percebe-se a necessidade de avaliar a sazonalidade dos climas não só de Lisboa, mas de toda e qualquer cidade em que se deseja utilizar como método de pesquisa a simulação computacional, para elaboração de arquivos climáticos mais específicos que fomentem a criação de um banco de dados.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Professor Caio Frederico e Silva, em 05 de junho de 2018, para disponibilizar, gratuitamente, o trabalho, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34778/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.