http://repositorio.unb.br/handle/10482/34725
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2018_MárioMaltaCamposDottaeSilva.pdf | 741,31 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Monetary and fiscal interactions : a behavioral DSGE model for Brazil |
Auteur(s): | Silva, Mário Malta Campos Dotta e |
Orientador(es):: | Andrade, Joaquim Pinto de |
Assunto:: | Economia - Brasil Política monetária - Brasil Política econômica |
Date de publication: | 5-jui-2019 |
Data de defesa:: | 20-déc-2018 |
Référence bibliographique: | SILVA, Mário Malta Campos Dotta e. Monetary and fiscal interactions: a behavioral DSGE model for Brazil. 2018. 66 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Esta dissertação constrói um modelo de equilíbrio geral estocástico - DSGE - comportamental para a economia brasileira com a intenção de estudar as interações entre políticas monetária e fiscal, sob diferentes regimes de política econômica. Comportamental nesse caso significa que agentes econômicos como consumidores e firmas são racionalmente limitados ou desatentos aos eventos futuros. O modelo é inspirado em Gabaix [2018], que construiu um modelo Novo Keynesiano comportamental micro fundamentado. Para incorporar a política econômica vigente no Brasil, as autoridades monetária e fiscal são desenhadas de modo a seguir as regras de superávit primário do governo e o regime de metas para a inflação conforme feito no modelo SAMBA elaborado por Castro et al. [2011]. Uma estimação Bayesiana é então conduzida para encontrar parâmetros com base em dados históricos brasileiros. Em particular, os fatores de desconto cognitivo propostos por Gabaix para consumidores e firmas, 𝑀 e 𝑀𝑓 , respectivamente, são estimados para a economia do país pela primeira vez sob diferentes especificações e brevemente comparados com os resultados do autor. Na especificação principal, os fatores 𝑀 e 𝑀𝑓 são estimados em 0.7580 e 0.8649, respectivamente. O modelo então é usado para simular situações de dominância monetária e fiscal ao mudar valores de alguns parâmetros. Baseado nos resultados do modelo para as variâncias do produto e da inflação, que são usados como proxies para o bem-estar social, as conclusões desta dissertação incluem: (i) sob dominância monetária, o banco central deve perseguir sua meta de inflação enquanto a autoridade fiscal deve considerar seus objetivos com cuidado para não causar instabilidade no produto da economia e nos preços; e (ii) sob dominância fiscal, o banco central deve acomodar a política fiscal e a trajetória da dívida pública enquanto escolhe com cuidado a intensidade de sua reação à inflação, para não causar maiores variabilidades na mesma. |
Abstract: | This dissertation builds a behavioral dynamic stochastic general equilibrium - DSGE - model for the Brazilian economy to study monetary and fiscal policies interactions, under different policy regimes. Behavioral in this case means economic agents such as consumers and firms are rationally bounded or inattentive to future events. The model is inspired by Gabaix [2018], who constructed a micro founded behavioral New Keynesian model. In order to incorporate Brazil’s economic policy, fiscal and monetary authorities are designed to follow the country’s current rules of government primary budget surplus and inflation targeting as done in the SAMBA model by Castro et al. [2011]. A Bayesian estimation is then conducted to find proper parameters based on Brazilian historical data. In particular, Gabaix’s cognitive discount factors for consumers and firms, 𝑀 and 𝑀𝑓 , respectively, are estimated for the country’s economy for the first time under different model specifications and briefly compared with the author’s results. In the main specification, 𝑀 and 𝑀𝑓 estimations are 0.7580 and 0.8649, respectively. The model then is set to simulate monetary and fiscal dominance situations by changing certain parameter values. Based on the model’s variance results for product and inflation, which are used as proxies for social welfare, this dissertation’s results also include: (i) under monetary dominance, the central bank should fiercely pursue its targets while the fiscal authority should consider its objectives carefully not to cause instability in the economy’s product and prices; and (ii) under fiscal dominance, the central bank should accommodate for fiscal policy and public debt trajectory while it carefully chooses its responses to inflation, so that it does not cause higher inflation variances. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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