http://repositorio.unb.br/handle/10482/34520
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_WesleyPereiraNunesdaSilva.pdf | 11,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais |
Other Titles: | Science literacy : elementary school perspectives |
Authors: | Silva, Wesley Pereira Nunes da |
Orientador(es):: | Strieder, Roseline Beatriz |
Assunto:: | Alfabetização científica e tecnológica Ensino de ciências Prática de ensino Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Ensino fundamental Cidadania |
Issue Date: | 29-Apr-2019 |
Data de defesa:: | 5-Dec-2018 |
Citation: | SILVA, Wesley Pereira Nunes da. Alfabetização científica: perspectivas para as séries iniciais. 2018. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | Neste trabalho defendemos que o ensino de ciências da natureza, nas séries iniciais do ensino fundamental, deve voltar-se à Alfabetização Científica e incentivar o protagonismo dos alunos(as), contribuindo para sua formação cidadã. Nesses moldes, elaboramos uma proposta de ação profissional centrada em uma problemática local, em específico: Alagamentos em Vicente Pires/Distrito Federal, e que contempla conteúdos científicos escolares próprios desse nível de ensino (doenças relacionadas à água, saneamento básico, estados físicos da água, ciclo da água). Essa proposta foi desenvolvida junto a alunos (as) de 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Vicente Pires/DF. Como resultados, destacamos que a intervenção contribuiu para que os alunos construíssem conhecimentos em torno da temática, compreendendo possíveis causas e consequências dos alagamentos, além de ações sociais responsáveis que podem minimizar o problema. Também, elaboramos um produto educacional que consta como apêndice desta dissertação e pode servir de apoio aos professores (as) de educação básica dispostos a trabalhar nessa perspectiva. |
Abstract: | In this work we defend that teaching of Nature Science for beginner grades of elementary school, should come to the Scientific Literacy and encourage the learners to be protagonists of their life to contribute to their citizen training. Along the lines, we have prepared a professional proposal for an action focused on a local problem, specifically at the flooding of Vicente Pires – a city of DF. That proposal contemplates the scientific contexts for that level of education (water-related diseases, basic sanitation, the water phases and the water cycle). This action was developed from 4th and 5th grade elementary school learners from a public school located at Vicente Pires. As a result, we emphasize that the intervention contributed to the students’ knowledge growth and could be understood the possible causes and consequences of floods, and responsible social actions that can minimize the problem. We have also developed an educational explanation (product) it is appended of this work and it can support basic education teachers who wants to work about this perspective. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.