http://repositorio.unb.br/handle/10482/34484
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_MauricioGomesdaSilvaFonteles.pdf | 35,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O efeito sonoro : criação de sentidos na linguagem audiovisual do cinema independente |
Authors: | Fonteles, Mauricio Gomes da Silva |
Orientador(es):: | Oliveira, Selma Regina Nunes |
Assunto:: | Áudio Efeitos sonoros Cinema Linguagem audiovisual Recursos audiovisuais Linguagem |
Issue Date: | 30-Apr-2019 |
Data de defesa:: | 19-Oct-2018 |
Citation: | FONTELES, Mauricio Gomes da Silva. O efeito sonoro: criação de sentidos na linguagem audiovisual do cinema independente. 2018. 209 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | Partindo do principio que os efeitos sonoros nas construções cinematográficas são referenciados a partir de uma perspectiva tecnicista, com essa tese buscamos compreender dentro de uma relação entre a práxis e a teoria, qual o lugar dos efeitos sonoros no cinema e a partir de que momento e quais fatores permitem que deixem de serem acessórios nas narrativas para ganharem autonomia para uma construção própria de sentidos. Com base em uma pesquisa exploratória buscamos resgatar um desenvolvimento histórico e estético do som no cinema e as construções utilizando efeitos sonoros. Esse desenvolvimento se apresenta como um esforço coletivo que permitiu alto grau de experimentação para a consolidação de um possível padrão de qualidade do som cinematográfico como percebemos hoje. Do outro lado desse desenvolvimento, encontramos um referencial cultural sobre a maneira como os sons são registrados, representados e consumidos na contemporaneidade. Para a investigação, definimos o cinema independente como um dos recortes de análise. O cinema independente contemporâneo, consolidado em sua realização e exibição no ambiente digital, modifica a estrutura de produção e os modos de realização envolvendo menos profissionais, permitindo que o papel de editores de som e/ou sound designers se consolide dentro de um fazer artístico. Todavia, esse fazer com equipes mais enxutas, não significa um decréscimo na qualidade, mas sim uma transformação nos processos de realização. Elencamos seis curtas-metragens nacionais realizados entre 2009 e 2016 para uma análise detalhada de suas construções com efeitos sonoros à luz de um referencial teórico que une os estudos do som e as teorias de montagem. |
Abstract: | Based on the principle that sound effects in cinematographic constructions are referenced from a technicist perspective, with this thesis we seek to understand within a relation between praxis and theory, what is the place of sound effects in cinema and from which moment and what factors allow them to stop being accessories in the narratives to gain autonomy for a construction of their own senses. Based on an exploratory research we seek to rescue a historical and aesthetic development of sound in cinema and constructions using sound effects. This development presents itself as a collective effort that allowed a high degree of experimentation to consolidate a possible standard of cinematic sound quality as we perceive today. On the other side of this development, we find a cultural reference on the way sounds are recorded, represented and consumed in contemporaneity. For research, we define independent cinema as one of the analysis cutbacks. Contemporary independent cinema, consolidated in its realization and exhibition in the digital environment, modifies the production structure and the modes involving less professionals, allowing the role of sound editors and/or sound designers to consolidate into an artistic work. However, doing this with leaner teams does not mean a decrease in quality, but rather a transformation in the processes of achievement. We have screened six brazilian short films conducted between 2009 and 2016 for a detailed analysis of their constructions with sound effects in the light of a theoretical framework that links sound studies and theories of assembly. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.