http://repositorio.unb.br/handle/10482/34454
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_RobertoBernardodaSilva.pdf | 15,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Metodologia para investigação da percepção da usabilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do transporte público |
Autor(es): | Silva, Roberto Bernardo da |
Orientador(es): | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto: | Tecnologia da informação e da comunicação Transportes públicos Usabilidade - avaliação Métodos multicritérios de análise de decisão |
Data de publicação: | 26-Abr-2019 |
Data de defesa: | 15-Ago-2018 |
Referência: | SILVA, Roberto Bernardo da. Metodologia para investigação da percepção da usabilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do transporte público. 2018. xxi, 275 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A pesquisa proposta nesta tese de doutorado consiste no desenvolvimento de uma metodologia para investigação da percepção da usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do transporte público (TP). A metodologia proposta está apoiada no método multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C). O estudo dessa temática teve como fundamentação, conceitos de TIC, usabilidade, modelos de aceitação da tecnologia e, principalmente, da teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia (UTAUT), cuja finalidade foi avaliar a usabilidade da TIC do TP. O levantamento dos dados dos participantes foi realizado através de duas formas: primeiramente através da técnica de brainstorming com os funcionários e/ou empregados das empresas operadoras do TP, além da técnica de grupo focal (GF) com os usuários e, principalmente, com especialistas da área de TP, cuja finalidade foi identificar e definir os critérios e subcritérios, taxas de contribuição e níveis de esforço, elementos fundamentais para construção do modelo de avaliação da usabilidade das TIC dos principais sistemas de transporte público (STP) da região centro-oeste do Brasil. Posteriormente, ocorreu a segunda parte da coleta dos dados, por meio da aplicação de 465 questionários junto aos usuários do METRÔ-DF, BRT Sul de Brasília-DF e METROBUS de Goiânia-GO. Os respondentes avaliaram critérios como: aprendizagem, interface, dispositivos e confiabilidade. Para análise desses dados utilizou-se o método multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C) visto que essa ferramenta possibilita analisar quantitativamente um problema qualitativo e, além disso, permite comparar a visão dos decisores (gestores) com a dos agidos (usuários). Os resultados da pesquisa mostraram que mesmo tendo alcançado desempenhos finais distintos, os três STP investigados nesta pesquisa conseguiram alcançar resultados ainda dentro das expectativas dos especialistas em TP. Verificou-se também que os usuários da METROBUS percebem melhor a usabildiade das TIC e reconhecem a importância da utilização dessas tecnologias para facilitar as viagens. |
Abstract: | The research proposed in this doctorate thesis is the development of a methodology for investigation on the perception of information and communication technologies (ICT) in usability of public transport (PT). The methodology proposed is supported on the Multi-criteria Methodology of Support to Constructivist Decision (MCDA-C). The study of this theme had as theoretical basis, the ICT concepts, the usability and the acceptance of the technology use (UTAUT). The surveys with the participants were carried out in two ways: first through the technique of brainstorming with workers and/or employees of the operating companies, in addition to the focal group technique with users and, mainly, with specialists in the area of public transport (PT), whose purpose was to identify and define the criteria and sub-criteria, contribution rates and effort levels, fundamental items for construction of the evaluation model of ICT usability of the main collective public transport systems in Central-West region, Brazil. Later, the second part of the data collection was conducted through the application of 465 questionnaires to METRÔ-DF users, METROBUS of Goiânia-GO and BRT South of Brasília-DF. The respondents assessed criteria such as: learning, interface, and device reliability. In order to analyze the data, the Multi-criteria Methodology of Support to Constructivist Decision (MCDA-C) was applied, since it enables to analyze quantitatively a qualitative problem, and, in addition, allows you to compare the vision of decision makers (managers) with the acted (users). The initial results of the survey showed that even though reaching distinct final scores, the three systems were able to stay within the expectations of managers. And users of the METRÔ-DF notably realized significant improvements in general. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.