http://repositorio.unb.br/handle/10482/34446
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2018_SaimonLuizBisello.pdf | 755,27 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Leitura dialógica na escola : efeitos de uma intervenção com ênfase na responsividade e expansão |
Auteur(s): | Bisello, Saimon Luiz |
Orientador(es):: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Assunto:: | Leitura dialógica Leitura - mediação Narrativa Professores - formação |
Date de publication: | 26-avr-2019 |
Data de defesa:: | 27-jui-2018 |
Référence bibliographique: | BISELLO, Saimon Luiz. Leitura dialógica na escola: efeitos de uma intervenção com ênfase na responsividade e expansão. 2018. viii, 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | A Leitura Dialógica (LD) é uma estratégia de leitura compartilhada intercalada com perguntas, consequenciação e expansão das falas dos ouvintes. Há evidências experimentais de que a LD é benéfica para a aquisição de repertórios verbais importantes na infância, mas poucos estudos oferecem dados sobre os treinos realizados para a aplicação da LD e seus efeitos sobre o comportamento dos adultos. Os dados existentes revelam que, em geral, os treinos enfatizam e/ou medem as perguntas feitas pelos adultos, mas não como estes dão seguimento às respostas geradas. Esta pesquisa investigou experimentalmente o efeito de um treino breve em LD com ênfase sobre a responsividade e expansão das respostas geradas, por meio de instruções e role-playing. Participaram cinco professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Primeiro Segmento. A principal variável dependente foi a frequência de Ciclos Dialógicos Completos (CC): realizar perguntas abertas, consequenciar as respostas das crianças e expandi-las. O delineamento seguiu a lógica de linha-de-base múltipla por participante dentro de pares, com pelo menos três sessões de diferença para a entrada da Intervenção (apenas dois pares dos três originais puderam ser mantidos e os dados de uma participante foram analisados isoladamente). As fases foram a) Linha de Base (LB), em que cada participante leu uma obra infanto-juvenil com quatro crianças de sua turma da forma habitual; b) Intervenção e c) Coleta Pós-Intervenções (CPI), em que foram retomadas as leituras com as crianças. Em cada sessão da LB e CPI era lida uma obra infanto-juvenil diferente, de uma lista preparada previamente. A Intervenção consistiu num treino realizado em um a dois encontros com cada participante individualmente, com cinco componentes. Com o objetivo de favorecer o controle de estímulos conjunto pelas respostas das crianças e por dimensões temáticas da narrativa, os Componentes 1 e 2 (instruções e leitura conjunta de uma obra infanto-juvenil com discussão, respectivamente) enfatizaram a importância de ler a história com sensibilidade para características, sentimentos e intenções dos personagens, contexto das ações dos personagens e relações de diversos tipos entre eventos da história (Funções Narrativas). Nos Componentes 3 e 4 (instruções com discussão), o treino enfatizou a importância da responsividade durante o diálogo, por meio da consequenciação e expansão das respostas das crianças. Essas duas estratégias foram resumidas pelos lembretes “Ouvir e mostrar que ouviu!” e “Levar o ouvinte além!”). O Componente 5 consistiu em três atividades de role-playing de LD, as duas primeiras com livros pré-determinados e inversão de papéis e a última com um livro escolhido pela participante, todos com discussão e feedback. Um resumo do que foi aprendido foi entregue a cada participante em uma folha explicativa. Os resultados mostraram que, na LB, nenhuma das professoras apresentou Ciclos Dialógicos Completos, embora quatro delas já realizassem perguntas e eventualmente consequenciações. Todas passaram a usar as estratégias aprendidas após a Intervenção, evocando, consequenciando e expandindo as respostas das crianças. Uma análise parcial dos turnos conversacionais gerados a cada ciclo sugere que a mudança no comportamento das professoras produziu um crescimento notável no diálogo entre professora e crianças a partir das sessões pós-intervenção. Os resultados são comparados com estudos anteriores de treinos de LD e discutidos à luz da importância da responsividade no contexto da leitura compartilhada. |
Abstract: | Dialogic Reading (DR) is a shared reading strategy in which reading is interspersed with prompts, feedback, and expansion of children´s responses. There is experimental evidence that DR is beneficial for the acquisition of important verbal repertoires in childhood, but few studies provide data the direct effects of DR training on adults´ behavior. Existing data reveal that, in general, training emphasizes and / or measures the questions asked by adults, but not how they respond to children's talk. This study investigated experimentally the effect of a brief training intervention in DR with emphasis on the responsiveness and expansion of generated responses, through instructions and role-playing. Participants were five teachers from Early Childhood Education and Elementary Education classrooms. The main dependent variable was the frequency of Complete Dialogic Cycles (CC): asking open questions, offering feedback for children's responses and expanding them. We used a withinpairs across-participants single subject design with a difference of at least three sessions for implementation of intervention between members of each pair (four participants were paired and one teacher´s data were analyzed in isolation). The phases were a) Baseline (BL), in which participants read as usual with four children from their class; b) Intervention (Training in LD) and c) Post-Intervention (PI), in which shared reading with the children was resumed. A different storybook was read in each session of BL and PI. Training had five components and was conducted in one to two meetings with each participant individually. Components 1 and 2 consisted in instructions followed by joint reading and discussion of a storybook and emphasized the importance of reading the story with sensitivity to narrative functions, that is, aspects such as characters' personalities, feelings and intentions, context of the characters ´actions and varied relations between events of the story. Components 3 and 4 used instructions and discussion and emphasized the importance of responsiveness during dialogue. Responsiveness and expansion strategies were summarized by the reminders "Listen and show you´re listening!" and "Help the listener go further! Component 5 consisted of three DR role-playing activities, the first two with predetermined storybooks and role reversals, and the last with a book chosen by the participant, all with discussion and feedback. A summary handout was given to each participant at the end of Intervention. The results showed that, during BL, none of the teachers presented Complete Dialog Cycles, although four of them already asked questions and eventually gave some form of feedback. All teachers began to use the strategies learned after the Intervention, prompting, giving feedback and expanding children´s responses. A partial analysis of the conversational turns generated by each cycle suggested that changes in teachers´ behaviors were accompanied by a remarkable growth teacher-children dialogue. Results are compared with previous studies of LD training and discussed in light of the importance of responsiveness in the context of shared reading. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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