Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/34441
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
EVENTO_DesafiosConstrucaoCo conhecimento.pdf270,03 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano
Auteur(s): Laranjeira, Nina Paula Ferreira
Barbosa, César Adriano de Sousa
Garcez, Nilcionir da Costa
Assunto:: Ecologia agrária
Educação do campo
Pedagogia
Date de publication: aoû-2018
Editeur: Rede de Estudos Rurais
Référence bibliographique: LARANJEIRA, Nina Paula; BARBOSA, César Adriano de Sousa; GARCEZ, Nilcionir da Costa. Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano. In: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 3., 2018, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: Rede de Estudos Rurais, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZT_FmP87r8YZc0K_zjLmG4wuHxaKmdFt/view. Acesso em: 26 abr. 2019.
Résumé: O trabalho trata do curso para jovens com a temática de Agroecologia, no âmbito do projeto “Agroecologia, inovação e sustentabilidade: ressignificando a relação do jovem com o campo”, Chamada nº 19/2014 INCRA/SNJ/CNPq – Fortalecimento da Juventude Rural, executado pelo Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Alimentação Sustentável e Produção Agroecológica – NASPA, em assentamentos da reforma agrária da Chapada dos Veadeiros. O curso, com 750 horas, baseado na pedagogia freiriana e na pesquisa-ação/participante, permitiu decifrar desafios e potencialidades da Agroecologia para o trabalho com os jovens. A metodologia consistia em diálogo teoria-prática por meio de oficinas, mutirões e do desenvolvimento de projeto agroecológico por cada jovem, na parcela familiar. A permanência dos jovens no curso apresentou desafios que devem ser relacionados com a questão da permanência do jovem no campo e toda a problemática que esta permanência traz. Apesar de questões gerais já conhecida para o êxodo da juventude, a realidade de cada assentamento demonstra que a situação das famílias e sua relação social local, ou seja, a forma como estão inseridas e reconhecidas na sociedade como agricultores familiares fazem grande diferença para que esses jovens valorizem e se envolvam com a Agroecologia, e deem sua contribuição no trabalho familiar. É nas famílias reconhecidas e valorizadas que os jovens mais investem nesse conhecimento e veem a possibilidade de viver no e do campo. Por último, observase que, ainda que a Universidade não possa suprimir lacunas deixadas pela ausência do Estado, fica clara a importância do papel da Extensão Universitária, utilizando metodologias participativas e a pesquisa-ação/pesquisa participante, no contexto da Agroecologia, na revalorização e fortalecimento da cultura camponesa.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Nina Paula Laranjeira para disponibilizar o trabalho, em 22 de abril de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34441/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.