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dc.contributor.advisorPaula, Maria Carlota de Souza-
dc.contributor.authorCosta, Iris Santiago-
dc.date.accessioned2010-01-26T19:10:58Z-
dc.date.available2010-01-26T19:10:58Z-
dc.date.issued2010-01-26-
dc.date.submitted2007-03-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Iris Santiago. Programa de Qualificação Institucional - PQI: uma experiência de avaliação da CAPES. 2007. 148 f., il. (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3438-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2007.en
dc.description.abstractO presente estudo trata da avaliação do Programa de Qualificação Institucional - PQI, criado pela CAPES, em 2002. O PQI é um programa que tem por objetivo promover o desenvolvimento institucional por meio da qualificação de docentes e, excepcionalmente, de técnicos, no âmbito de projetos de pesquisa em cooperação científica. Diante da necessidade do País em acelerar seu desenvolvimento científico e tecnológico, destaca-se a importância estratégica de investir em formação de recursos humanos. Fez-se uma análise histórica da criação, implementação e da operacionalização do programa PQI, tanto na CAPES quanto nas IES; além dos documentos relativos ao programa, na CAPES, foram realizadas entrevistas e aplicado um questionário com atores envolvidos no programa. Fez-se ainda uma análise da avaliação realizada de fevereiro a agosto de 2006 por uma comissão de professores designados pela CAPES. A situação atual do programa é apresentada de forma detalhada por região, por área de conhecimento e por instituição de origem. A análise das informações evidenciou problemas na gestão do Programa, falta de um sistema de Acompanhamento e Avaliação e ausência de manuais operativos ou critérios previamente definidos. Ao final, além das sugestões e considerações, a autora propõe um modelo de gestão estratégica para o Programa PQI. Espera-se que as informações sistematizadas e as reflexões realizadas nesta dissertação possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de programas na CAPES, particularmente, no programa PQI.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePrograma de Qualificação Institucional - PQI : uma experiência de avaliação da CAPESen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRecursos humanosen
dc.subject.keywordCiência e tecnologiaen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)en
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1The present study deals with the evaluation of the Program of Institutional Qualification – PIQ, created by CAPES in 2002. The PIQ is a program that objectives to promote the institutional development by means of the qualification of professors and, exceptionally, technicians, in the scope of research projects in scientific cooperation. Given the country’s need to accelerate its scientific and technological development, the strategic importance of investing on human resources formation is highlighted. A description-critical analysis of the creation, implementation and operation of the PIQ program, at CAPES and STIs (Superior Teaching Institutions) was undertaken. There were, also, interviews with actors involved in the program and the application of a questionnaire containing ten questions. Analysis of the collected information evidenciated problems on the Program management, lack of a follow-up and evaluation system, and the absence of operative manuals or previously defined criteria. The current situation of the program is thoroughly presented by region, area of knowledge and institution of origin. Beside the field research, there is an analysis of the evaluation carried through in february at august of 2006, by a commission of professors assigned by CAPES. Finally, besides suggestions and considerations, the author proposes a model of strategic management for the PIQ Program. Hopefully the search for information and the reflections achieved in this dissertation may contribute to the enhancement of programs management at CAPES, particularly on the PIQ program.en
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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