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Título: Os estudos sobre a pessoa com deficiência no processo de formação em nível de graduação na Educação Física brasileira : o caso da FEF/UnB
Autor(es): Silva, Julio Cesar Soares da
Orientador(es): Castellani Filho, Lino
Assunto: Educação física
Pessoas com deficiência
Materialismo histórico
Escola inclusiva
Data de publicação: 17-Abr-2019
Referência: SILVA, Julio Cesar Soares da. Os estudos sobre a pessoa com deficiência no processo de formação em nível de graduação na Educação Física brasileira: o caso da FEF/UnB. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal a investigação sobre os elementos presentes na formação dos licenciandos em Educação Física da UnB, de modo a estarem aptos à atuarem na escola inclusiva do sistema regular de ensino. Conhecer a história desde os primeiros passos até os dias atuais foi imprescindível para nossa crítica, tendo como base fundamental o referencial teórico do materialismo histórico dialético. Por isso, realizar uma reflexão crítica ao pós-modernismo, que estabelece de maneira nova o tema da inclusão, até uma análise aprofundada sobre o tema da educação inclusiva e o conteúdo dos currículos presentes no curso de licenciatura da FEF/UnB durante sua trajetória histórica, foi indispensável para definirmos os nossos novos caminhos e desafios. Este estudo revela o percurso histórico das lutas desenvolvidas em nível internacional e nacional, analisando as normatizações legais, revisando a literatura presente no debate da educação física, passando pelas lutas e conquistas da sociedade e dos movimentos sociais. Nos últimos anos identificamos o acesso cada vez maior desses estudantes ao sistema regular de ensino, aumentando, portanto, as estatísticas da inclusão de alunos com deficiência na educação básica, exigindo uma mudança completa neste cenário da escola inclusiva e da formação dos licenciandos. Através da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes e discentes foi possível identificar as opiniões e avaliações desses segmentos sobre a realidade da educação inclusiva no processo de formação em Educação Física da FEF/UnB. Os resultados alcançados demonstraram a ausência deste conteúdo nos diversos currículos colocados em prática desde 1987. As críticas dos discentes e docentes a esta realidade, revelou uma preocupação significativa quanto a precária e/ou inexistência de uma atenção maior sobre o tema da educação inclusiva, distante da matriz curricular do curso de licenciatura da FEF/UnB. Por fim, torna-se imprescindível uma mudança de paradigma, procurando democratizar e envolver todos os segmentos da FEF/UnB, professores, funcionários e alunos na construção da nova proposta pedagógica que responda as estas novas demandas.
Abstract: The main objective of this research was to evaluate the outline of the undergraduate course in Physical Education (P.E.) at the University of Brasilia (UnB), targeting the qualification to act in the Inclusive School at the basic and secondary education system in Brazil. Learning the history of the subject was of major importance to build our critique, which is based on the Dialectical and Historical Materialism. Therefore, it was imperative performing a critic reflection about Postmodernism, which establishes the topic of Inclusion in a new way. It was also imperative the realization of a deep analysis about Inclusive Education content in the licentiate course of P.E. at the School of Physical Education in the university, including the chronological trajectory of the topic in the curricular matrix. This study reveals the historical struggles faced at international and national levels, including legal aspects. It also surveys the literature related to the debate about P.E. and reviews the adversities and achievements of society in general and of the social movements in particular. As a result, it was possible to identify a rise in the number of schoolers with special needs reaching the regular education system. The increase on the statistics of inclusion of such students reveals the necessity of a complete modification in the scenario of the Inclusive School and of the training of the Licentiates. Through semi-structured interviews with lecturers and undergraduates, it was possible to collect opinions and individual evaluations about the reality of the preparation for Inclusive Education, offered to the undergraduates in P.E. in the curriculum program. Research results point out the absence of that subject in the several curriculum modifications applied since 1987. On the other hand, lecturers and students showed significant concern about the precary or completely missing attention given to the subject of Inclusive Education. Ultimately, it is of great importance that a paradigm shift be made, in order to even up and involve all segments of the College of Physical Education in the building of a new pedagogic proposal capable of answering current and future demands
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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