Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34293
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_GabrielaFernandaRibeiroRodrigues.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBaptista, Dulce Maria-
dc.contributor.authorRodrigues, Gabriela Fernanda Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-04-02T20:12:54Z-
dc.date.available2019-04-02T20:12:54Z-
dc.date.issued2019-04-02-
dc.date.submitted2018-08-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gabriela Fernanda Ribeiro. Renovando o diálogo entre a Ciência da Informação e a Documentação: o papel do grupo Document Academy. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34293-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPor um período os estudos sobre documento na Ciência da Informação foram deixados de lado em favor dos estudos sobre a informação. Nas últimas décadas o pensamento de Paul Otlet sobre o conceito de documento foi resgatado e inserido na Ciência da Informação, em um movimento intitulado Neodocumentalista. Como exemplo de expressão desse movimento, é apresentado o grupo multidisciplinar, Document Academy. Foi utilizado referencial teórico da Documentação e da Ciência da Informação. Trata-se de pesquisa descritiva e analítica que objetiva expor a renovação no diálogo entre Documentação e Ciência da Informação em uma perspectiva conceitual do documento na atualidade com base na análise das publicações do grupo Document Academy. Os dados foram coletados no periódico Proceedings from the Document Academy entre os anos de 2014 e 2017. Após a análise do conteúdo dos artigos científicos, foram identificadas perspectivas atuais sobre as discussões conceituais do documento dentro da Ciência da Informação. Conclui que o entendimento neodocumentalista do conceito de documento oferece contribuições significativas para as questões epistemológicas da Ciência da Informação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRenovando o diálogo entre a Ciência da Informação e a Documentação : o papel do grupo Document Academypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocumentopt_BR
dc.subject.keywordMovimento Neodocumentalistapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1For a while, the studies about document in Information Science were left aside on behalf of studies about information. In last decades, the thoughts of Paul Otlet about the concept of document have been rescued and inserted in Information Science, in a movement called Neodocumentalist. As example of expression of the neodocumentalist movement, it was created the multidisciplinary group, the Document Academy. Theoretical background of Documentation and the Information Science. Was used for this purpose this analytical qualitative research is meant to expose the renewal in dialogue between Documentation and Information Science in a conceptual perspective of document based on analisys from Document Academy publications. Data were collected from the Proceedings from the Document Academy between the years of 2014 and 2017. After analysis of the scientific papers, current perspectives about document conceptual discussion were identified inside Information Science. Concludes that neodocumentalist understanding of document concept offers significant contributions to the epistemological issues of Information Science.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34293/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.