http://repositorio.unb.br/handle/10482/3424
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Giovanna Megumi Ishida Tedesco.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Metodologia para a elaboração do diagnóstico de um sistema de transportes |
Authors: | Tedesco, Giovanna Megumi Ishida |
Orientador(es):: | Yamashita, Yaeko |
Assunto:: | Transportes - planejamento Engenharia de tráfego Transporte escolar |
Issue Date: | 26-Jan-2010 |
Data de defesa:: | 2008 |
Citation: | TEDESCO, Giovanna Megumi Ishida. Metodologia para a elaboração do diagnóstico de um sistema de transportes. 2008. 207 f. Dissertação (Mestrado em Tansportes)-Universidade de Basília, Brasília, 2008. |
Abstract: | O diagnóstico é uma das etapas inicias do processo de planejamento e seus resultados são essenciais para a estruturação das etapas subseqüentes dentro deste processo. Desta forma, não é possível estruturar um processo de planejamento para o sistema de transportes sem o conhecimento do estado em que se encontra este sistema. O estado dos transportes é representado pelo diagnóstico, que não somente caracteriza o sistema, mas o qualifica em relação aos parâmetros de referência para avaliação. Experiências avaliadas, ao longo do desenvolvimento deste trabalho, mostram que a elaboração do diagnóstico de um sistema de transportes considera, essencialmente, comparações entre a oferta do serviço e a demanda manifesta, investigados por meio de técnicas convencionais utilizadas em pesquisas de transportes. Este trabalho buscou melhorar este processo de diagnóstico, por meio da proposição de uma metodologia para elaboração do diagnóstico que considere aspectos estratégicos e situacionais, nos quais o sistema está inserido, e a percepção dos diversos atores envolvidos com o sistema. Para o alcance deste objetivo, a metodologia proposta considera uma abordagem multimetodológica de pesquisa, considerando técnicas combinadas de investigação, com o objetivo de aumentar a profundidade e abrangência da investigação. Esta metodologia foi aplicada em um estudo de caso, na Elaboração do Diagnóstico do Transporte Escolar Rural no Município de Morada Nova, no Estado do Ceará, considerando as particularidades do transporte escolar em ambiente rural. Ao fim desta aplicação, a metodologia foi validada, podendo ser futuramente adaptada e aplicada ao diagnóstico de outros sistemas de transportes.
________________________________________________________________________________ ABSTRACT Diagnosis is one of the first stages in the planning process and its results are essential for structuring the subsequent stages. Accordingly, there is no possibility of structuring a planning process for a transport system without knowledge of the actual conditions the system finds itself in. The state of transport activity is represented by the diagnosis when it not only portrays the system's characteristics, but qualifies it in regard to the reference parameters established for evaluation purposes. Experiences that were evaluated over the period of the present work showed that the elaboration of the diagnosis of a transport system basically takes into account comparisons between the services being offered and the services being effectively made use of, both of which are investigated using conventional transport research techniques. The present work sought to improve the diagnosis process by proposing methodology that not only characterizes the system, but also takes into the account its actual strategic and situational contexts and the perceptions of the various actors involved in it. To achieve that objective, the proposed methodology embraces a multi-methodological research approach that contemplates a combination of investigative techniques with the aim of obtaining greater depth and outreach in the investigation as a whole. This methodology was applied to a case study of the Elaboration of a Diagnosis of the Rural School Transport System in the Municipality of Morada Nova, in the state of Ceará, and took into account the pecualiarities of school transport in a rural environment. At the end of the application, the methodology was duly validated and in the future could be adapted and applied to the diagnosis of other transport systems. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.