Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bessa, Luiz Fernando Macedo | - |
dc.contributor.advisor | Mathieu, Márcia Regina de Andrade | - |
dc.contributor.author | Santos, Renata Callaça Gadioli dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T17:58:48Z | - |
dc.date.available | 2019-03-06T17:58:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-03 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Renata Callaça Gadioli dos. A construção de uma política pública metropolitana de educação: o caso de "Brasília". 2018. 238 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34093 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está construída sob a linha da análise de políticas públicas
integrando duas categorias importantes. Uma é a educação e outra é o território
metropolitano. O objetivo central que motivou esse estudo foi o de analisar a
construção de uma política pública educacional no território metropolitano de
Brasília, em formação. Brasília é uma metrópole instituída oficialmente pelo
Governo Federal, em 2008, mas sua região metropolitana não está configurada.
Em seu lugar a União instituiu uma Região Integrada de Desenvolvimento
Econômico do Distrito Federal e Entorno – RIDE DF e Entorno. Integram esse
território 22 municípios dos Estados de Goiás e Minas Gerais, além da metrópole
Brasília. A gestão dessa territorialidade e feita por um Conselho – COARIDE,
também instituído pela União. Por ele foram nomeadas as Funções Públicas de
Interesse Comum – FPIC, que se pressupõe serem geridas coletivamente. A
educação foi decretada como uma FPIC, entretanto, pouco se fez para
desenvolver políticas públicas educacionais metropolitanas em Brasília. Esta
pesquisa se desenvolveu a partir de fundamentação teórica e analítica
proveniente do campo de públicas. Foi trabalhada a partir de teorias embasadas
sob uma proposta pós-positivista, calcada no construcionismo social e na teoria
pragmatista contemporânea. Como teoria analítica escolheu-se a teoria da
Virada Argumentativa, de corrente pós-positivista, fundamentada na importância
do argumento como articulador de valores que sustentam a deliberação dos
atores envolvidos na construção de políticas públicas. Como teorias
complementares essa tese também se apoia na teoria dos problemas públicos e
na teoria dos comuns. A tese buscou caracterizar a problemática educacional
metropolitana e identificar políticas públicas educacionais que intentaram
trabalhar a dimensão metropolitana durante dezessete anos. A partir do método
de análise de argumentos de Sacrini, combinado com o método da Virada
Argumentativa construiu-se um quadro multimetodológico para compreender a
problemática educacional no território metropolitano de Brasília. Esta tese
conclui que, apesar dos dados empíricos apresentarem uma necessidade de
diálogo com os entes da federação que se associam por características
metropolitanas, o problema educacional metropolitano ainda carece de
delimitação de seu público e dos contornos de seus problemas. Os problemas
apresentados possuem contextos variados. A tese aponta também para a
possibilidade de definição política e ética da educação como um bem comum,
mas aponta a carência de melhor compreensão da questão por parte de todos
os atores diretamente envolvidos na gestão desse serviço. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção de uma política pública metropolitana de educação : o caso de "Brasília" | pt_BR |
dc.title.alternative | La construction d'une politique publique éducative métropolitaine : le cas de "Brasília" | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) - espaço urbano | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is built on the line of public policy analysis integrating two important
categories. One is education and the other is metropolitan territory. The central
objective that motivated this study was to analyze the construction of an
educational public policy in the metropolitan territory of Brasília, in formation.
Brasília is a metropolis officially established by the Federal Government in 2008,
but its metropolitan region is not configured. In its place the Union instituted an
Integrated Region of Economic Development of the Federal District and
Environment - RIDE DF and Environment. This territory includes 22 municipalities
of the States of Goiás and Minas Gerais, besides the metropolis Brasília. The
management of this territoriality is done by a Council - COARIDE, also
established by the Union. It was named by the Public Functions of Common
Interest - FPIC, which are supposed to be managed collectively. Education was
decreed as an FPIC; however, little was done to develop metropolitan public
educational policies in Brasilia. This research was developed based on
theoretical and analytical foundations from the public field. It was based on
theories based on a post-positivist proposal, based on social constructionism and
contemporary pragmatist theory. As an analytical theory, the post-positivist
theory of the Argumentative Turn was chosen, based on the importance of the
argument as an articulator of values that support the deliberation of the actors
involved in the construction of public policies. As complementary theories this
thesis also relies on the theory of public problems and common theory. The thesis
sought to characterize the metropolitan educational problem and to identify
educational public policies that tried to work the metropolitan dimension for
seventeen years. From the method of analysis of arguments of Sacrini, combined
with the method of the Argumentative Turn was constructed a multimethodological
framework to understand the educational problem in the
metropolitan territory of Brasília. This thesis concludes that, although the
empirical data present a need for dialogue with the entities of the federation that
are associated by metropolitan characteristics, the metropolitan educational
problem still lacks the delimitation of its public and the contours of its problems.
The problems presented have varied contexts. he thesis also points to the
possibility of political and ethical definition of education as a common good but
points out the lack of a better understanding of the issue by all actors directly
involved in the management of this service. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche s'appuie sur l'analyse des politiques publiques intégrant deux
catégories importantes. L'un est l'éducation et l'autre est le territoire
métropolitain. L'objectif central qui a motivé cette étude était d'analyser la
construction d'une politique publique éducative dans le territoire métropolitain de
Brasilia, en formation. Brasília est une métropole officiellement établie par le
gouvernement fédéral en 2008, mais sa région métropolitaine n'est pas
configurée. À sa place l'Union a institué une Région Intégrée du Développement
Économique du District Fédéral et de l'Environnement - RIDE DF et Entorno. Ce
territoire comprend 22 municipalités des États de Goiás et Minas Gerais,
outremente la métropole Brasília. La gestion de cette territorialité est faite par un
Conseil - COARIDE, également établi par l'Union, qui a nommé les Fonctions
Publiques d'Intérêt Commun - FPIC, qui sont censées être gérées collectivement.
L'éducation a été décrétée comme un CPLCC, cependant, peu a été fait pour
développer des politiques éducatives publiques métropolitaines à Brasilia. Cette
recherche a été développée à partir théorique e fondement théorique et
analytique du champ de la politique publique, axée aussi sur des théories basées
sur une proposition post-positiviste, basée sur le constructivisme social et la
théorie pragmatiste contemporaine. En tant que théorie analytique, la théorie
post-positiviste du tournant argumentatif a été choisie, basée sur l'importance de
l'argument comme un articulateur des valeurs qui soutiennent la délibération des
acteurs impliqués dans la construction des politiques publiques. Comme théories
complémentaires cette thèse repose également sur la théorie des problèmes
publics et la théorie des biens communs. La thèse a cherché à caractériser le
problème éducatif métropolitain et à identifier les politiques publiques éducatives
qui ont essayé de travailler la dimension métropolitaine pendant dix-sept ans. De
la méthode d'analyse des arguments de Sacrini, combinée avec la méthode de
la Tour Argumentative a été construit un cadre multi-méthodologique pour
comprendre le problème de l'éducation dans le territoire métropolitain de Brasília.
Cette thèse conclut que, malgré les données empiriques présentent un besoin
de dialogue avec les entités fédérales qui sont associées par les caractéristiques
métropolitaines, le problème éducatif métropolitain n'a pas encore la délimitation
du public et les contours de leurs problèmes. Les problèmes présentés ont des
contextes variés. La thèse souligne également la possibilité d'une définition
politique et éthique de l'éducation en tant que bien commun, mais souligne le
manque d'une meilleure compréhension de la question par tous les acteurs
directement impliqués dans la gestion de ce service. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|