Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34046
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TatianaLemosdosSantos.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Autoconceito do estudante de 5º. ano do ensino fundamental : construção de um instrumento de medida
Autor(es): Santos, Tatiana Lemos dos
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Estudantes - ensino fundamental
Autoconceito
Avaliação educacional
Data de publicação: 18-Fev-2019
Referência: SANTOS, Tatiana Lemos dos. Autoconceito do estudante de 5º. ano do ensino fundamental: construção de um instrumento de medida. 2018. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tratou da construção de um instrumento de medida para avaliar o autoconceito do estudante. Buscou-se direcionar os esforços no sentido de atender ao público de 5º ano do ensino fundamental, situado na faixa etária de nove a onze anos e que no caso das escolas públicas, por força da legislação vigente, deve ser submetido a avaliações em larga escala, por intermédio do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Optou-se, portanto, pela elaboração de uma escala capaz de medir o conceito que o estudante tem de si, ou seja, seu autoconceito, posto que não foi possível encontrar este construto em nenhum dos questionários contextuais de estudantes utilizados nas avaliações em larga escala aplicadas no Brasil, tampouco nos sistemas de avaliação educacional estaduais. Dito de outra forma, esta pesquisa construiu uma medida a ser validada para o contexto nacional que avalia o autoconceito dos estudantes de 5º. ano do ensino fundamental e como fontes de itens na operacionalização da construção da escala, além da literatura e de outros instrumentos semelhantes existentes em contextos estaduais e em outras culturas, foram realizados grupos focais com estudantes e entrevistas com professores do 5º ano do ensino fundamental. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma versão preliminar de uma medida de autoconceito, a qual foi submetida à análise de juízes e análise semântica. Os resultados dessas análises indicaram a necessidade de alteração, realocação ou exclusão de itens, não obstante, a maioria dos itens ter alcançado um valor satisfatório no Coeficiente de Validade de Conteúdo - CVC. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a medida proposta no presente estudo já se apresenta como uma importante contribuição no campo da avaliação educacional, especialmente no que tange aos fatores contextuais que podem ajudar a explicar o desempenho dos estudantes. O instrumento-piloto, resultado desta pesquisa, deverá ainda passar por um estudo de levantamento de evidências de validade com base na estrutura interna, o que completará o seu processo de validação.
Abstract: This research deals with the construction of a measuring instrument to evaluate the student's self-concept. It was sought to direct the efforts to attend to the public of 5th year of elementary school, situated in the age group from nine to eleven years and that in the case of public schools, under the current legislation, must undergo large-scale evaluations, through the Basic Education Evaluation System (SAEB). It was therefore decided to draw up a scale capable of measuring the student's concept of self, that is, his / her self-concept, since it was not possible to find this construct in any of the contextual questionnaires of students used in large-scale evaluations applied in Brazil, nor in the state educational evaluation systems. Put another way, this research constructed a measure to be validated for the national context that evaluates the self-concept of 5th grade students. year of elementary school and as sources of items in the operationalization of scale construction, in addition to the literature and other similar instruments existing in state contexts and in other cultures, focus groups were carried out with students and interviews with teachers of the 5th year of elementary school. Based on the information obtained, a preliminary version of a self-concept measure was elaborated, which was submitted to the analysis of judges and semantic analysis. The results of these analyzes indicated the need for alteration, reallocation or exclusion of items, nevertheless, most of the items have reached a satisfactory value in the Content Validity Coefficient - CVC. Based on the results obtained, it can be concluded that the measure proposed in the present study is already an important contribution in the field of educational evaluation, especially regarding contextual factors that may help to explain student performance. The pilot instrument, the result of this research, must also undergo a study of evidence of validity based on the internal structure, which will complete its validation process.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.