http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_IdentidadeAutorrepresentacaoToadas.pdf | 368,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi |
Autor(es): | Gondim, Ludmila Portela Cyntrão, Sylvia Helena |
Assunto: | Bumba-meu-boi Cantadores Autorrepresentação Identidade Canção |
Data de publicação: | Mar-2013 |
Editora: | Revista Litteris |
Referência: | GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013. |
Resumo: | Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010). |
Abstract: | It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010). |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.