Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdentidadeAutorrepresentacaoToadas.pdf368,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
Autor(es): Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto: Bumba-meu-boi
Cantadores
Autorrepresentação
Identidade
Canção
Data de publicação: Mar-2013
Editora: Revista Litteris
Referência: GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.
Resumo: Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).
Abstract: It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010).
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.