DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Cyntrão, Sylvia Helena | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T11:40:23Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T11:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | - |
dc.identifier.citation | CYNTRÃO, Sylvia Helena. O imaginário na canção popular brasileira: vetor de reflexão da cultura nacional. Revista da ANPOLL, n. 23, p. 381-393, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/123/115. Acesso em: 7 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33969 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta as interfaces da canção popular brasileira com a cultura nacional, visando à prospecção dos elementos culturais esteticamente construídos a partir do mundo físico, em universos simbólicos. Essa prospecção se dá a partir da referência a três manifestos de tempos históricos da nação: Manifesto antropofágo (Oswald de Andrade); Manifesto tropicalista (Caetano Vcloso) e o texto “Caranguejos com cérebro” (Fred Zero4). Pretende-se, assim, apresentar a poesia em seus movimentos de ruptura, inserida na história que fundamenta a tradição literária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O imaginário na canção popular brasileira : vetor de reflexão da cultura nacional | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canção popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário | pt_BR |
dc.rights.license | Revista da ANPOLL - (CC BY) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. Fonte: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/123/115. Acesso em: 7 fev. 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents the lyrics of the Brazilian popular song, aiming at the prospection of the cultural elements aesthetic constructed from the physical world, in symbolic universes. I his prospection comes from the reference to three manifestos as far as Brazilian historical times are concerned: Manifesto antropofágico (Oswald de Andrade); Manifesto Tropicalista (Caetano Veloso) and “Caranguejos com cérebro” (Fred Zero4). Thus, the intention is to show poetry in its movements of rupture, along the history as the basis of the literary tradition. | pt_BR |
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