http://repositorio.unb.br/handle/10482/33856
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2018_AnaRaquelQueirozAmaral.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Efeito da modalidade de dica para a emissão de comportamentos precorrentes na aprendizagem de operações de adição e subtração |
Auteur(s): | Amaral, Ana Raquel Queiroz |
Orientador(es):: | Melo, Raquel Maria de |
Assunto:: | Matemática - estudo e ensino Comportamento - avaliação Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico Operações aritméticas Comportamento precorrente Equivalência de estímulos |
Date de publication: | 29-jan-2019 |
Data de defesa:: | 13-jui-2018 |
Référence bibliographique: | AMARAL, Ana Raquel Queiroz. Efeito da modalidade de dica para a emissão de comportamentos precorrentes na aprendizagem de operações de adição e subtração. 2018. xii, 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Esse estudo investigou o efeito da modalidade de dica para a emissão de comportamentos precorrentes na aprendizagem de operações de adição e subtração. Foi comparada uma modalidade de dica na qual os estímulos são apresentados de maneira estática (figura) com outra modalidade de dica em que os estímulos são apresentados de maneira sequencial (vídeo). Participaram do estudo sete crianças com idades entre quatro e cinco anos, seis com desenvolvimento típico e uma com diagnóstico de TEA. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Figura, Grupo Vídeo e Grupo Controle. Os grupos experimentais foram expostos ao Programa de Ensino de adição e subtração. O programa foi dividido em três unidades de adição e de subtração, que se diferenciavam pelos numerais utilizados nos treinos e testes: Unidade 1 (0-4), Unidade 2 (5-9) e Unidade 3 (10-14). As unidades envolviam etapas de formação da classe dos números, formação da classe das sentenças, e operações. Foram utilizadas tarefas de pareamento ao modelo e nos treinos das operações KC (sentença com numerais-numeral) foi acrescentado um botão de consulta a dica, figura ou vídeo. As dicas mudavam e evoluíam em níveis de complexidade de acordo com a unidade. Os resultados mostraram que os participantes dos grupos experimentais atingiram critério de aprendizagem na relação treinada KC (sentença com numerais-numeral) e, portanto, as duas modalidades de dicas foram efetivas no ensino de operações de adição e subtração. Houve variação nos resultados dos pós-testes de relações não treinadas. As relações com as porcentagens mais baixas de acertos foram: CK (numeral-sentença com numerais) e IC (sentença falada-numeral). Os participantes dos grupos experimentais alcançaram alta porcentagem de acerto nos pós-testes em operações de treino e em operações de generalização. Com relação ao Grupo Controle, reporta-se que não houve diferenças entre o desempenho dos participantes no pós-teste comparado ao resultado obtido no pré-teste. De maneira geral, esse Programa de Ensino foi eficaz para crianças com desenvolvimento típico e atípico e resultou em aprendizagem com poucos erros. Dessa forma, este estudo amplia os conhecimentos sobre o ensino de comportamento matemático fundamentado no paradigma de equivalência de estímulos. |
Abstract: | This study investigated the effect of the prompt modality for the emission of precurrent behaviors in the learning of addition and subtraction operations, comparing a prompt modality in which the stimuli are presented in a static way (figure) with another prompt modality in which the stimuli are presented sequentially (video). Seven children of four and five years old, six with typical development and one with a diagnosis of ASD participated in the study. Participants were divided into three groups: Group Figure, Group Video and Control Group. The experimental groups were exposed to the Teaching Addition and Subtraction Program. The program was divided in three units for each category (addition and subtraction), in which they differed by the numerals used in the training and tests: Unit 1 (0-4), Unit 2 (5-9) and Unit 3 (10-14). The units were composed of steps of forming the class of numerals, sentences class formation, and operations. Matching to sample tasks were used. Furthermore, in the KC operations (sentence with numeral-numeral) were added query screens to prompts, which could be a figure or a video. The experimental groups differed only in relation to the modality of the prompt. The results showed that there was no difference between the experimental groups, the participants of both groups reached learning criteria in the trained relation KC (sentence with numerals-numeral), thus the two prompts were effective to evoke the precurrent behavior of using the fingers of the hands to perform mathematical operations. However, there was difference between the experimental groups and the control group, the participants in the control group did not present gains in performance. There was variation in the results of post-tests of untrained relations. The relations with the lowest percentages of correct answers were: CK (numeral-sentence with numerals) and IC (sentence spoken-numeral). Moreover to the training operations, the participants of the experimental groups reached a high percentage of correctness in the post-tests in generalization operations. In general, this Teaching Program was effective for children with typical and atypical development and resulted in learning with few errors. Thus, this study expands knowledge about the teaching of mathematical behavior based on the equivalence paradigm. |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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