http://repositorio.unb.br/handle/10482/3372
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
VANESSA SÔNIA SANTOS.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Narradores da cidade : táticas estéticas de renovação da linguagem cinematográfica documental |
Auteur(s): | Santos, Vanessa Sônia |
Orientador(es):: | Silva, Dácia Ibiapina da |
Assunto:: | Documentário (Cinema) Cinema brasileiro Espaços urbanos - cinema |
Date de publication: | 21-jan-2010 |
Data de defesa:: | 1-jan-2006 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Vanessa Sônia. Narradores da cidade: táticas estéticas de renovação da linguagem cinematográfica documental. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006 |
Résumé: | Esta pesquisa analisa cinco filmes documentários brasileiros, produzidos entre 1999 e 2003, cujo tema é o espaço urbano: Notícias de uma Guerra Particular, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Ônibus 174, Edifício Máster, À Margem da Imagem. Aborda as definições de uma forma não-ficcional para o cinema documentário e defende a hipótese de uma freqüente renovação das técnicas documentais de representação. Baseada na teoria de Michel de Certeau (1994), define combinações e alterações de estratégias e de estilos como táticas que subvertem modelos e que criam para si maneiras distintas de articular e de apropriar os elementos que compõem a linguagem cinematográfica. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research analyses five Brazilian documentary films, produced between 1999 and 2003, whose subject is the urban space: Notícias de uma Guerra Particular, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Ônibus 174, Edifício Máster, À Margem da Imagem. An emphasis is given to the definitions of non-fictional film. The hypothesis worked is a constant representation techniques renewal in the documentary genre. Based on Michel de Certeau’s theory (1994) and his concept of tactical, evaluates uses that modify models and create for itself distinct ways to articulate and to appropriate the cinematographic language. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrdo)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.