Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33705
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PorQueTaoLonge.pdf996,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: “Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal
Outros títulos: “Why so far?” : children’s mobility and urban structure in the Federal District
Autor(es): Müller, Fernanda
Monasterio, Leonardo Monteiro
Dutra, Cristian Pedro Rubini
Assunto: Mobilidade urbana
Crianças
Distrito Federal (Brasil)
Transporte
Infância
Data de publicação: 2018
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Referência: MULLER, Fernanda; MONASTERIO, Leonardo Monteiro; DUTRA, Cristian Pedro Rubini. “Por que tão longe?”: mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 577-598, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962018000200577&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2019.
Resumo: Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.
Abstract: This study analyzes children’s mobility on school-home-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasília (a day-care center and an elementary school), it was possible to profile their circulation patterns. After presenting the Brasília planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20 km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasília.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Artigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY).
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.