Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33705
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_PorQueTaoLonge.pdf996,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMüller, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorMonasterio, Leonardo Monteiropt_BR
dc.contributor.authorDutra, Cristian Pedro Rubinipt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:57:11Z-
dc.date.available2019-01-02T13:57:11Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMULLER, Fernanda; MONASTERIO, Leonardo Monteiro; DUTRA, Cristian Pedro Rubini. “Por que tão longe?”: mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 577-598, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962018000200577&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33705-
dc.description.abstractEste estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternative“Why so far?” : children’s mobility and urban structure in the Federal District-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.rights.licenseArtigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY).-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213pt_BR
dc.description.abstract1This study analyzes children’s mobility on school-home-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasília (a day-care center and an elementary school), it was possible to profile their circulation patterns. After presenting the Brasília planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20 km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasília.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33705/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.