Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33634
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_RadioMobilidadeUbiquidade.pdf608,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
Radio, movilidad y ubicuidad : análisis del proyecto de inclusión móvil digital de la Abert
Radio, mobility and ubiquity : analysis of Abert’s mobile digital inclusion project
Autor : Bianco, Nelia Rodrigues Del
Prata, Nair
Assunto:: Rádio
Ubiquidade
Mobilidade digital
Aplicativos móveis
Audiência
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
Citación : BIANCO, Nelia Rodrigues Del; PRATA, Nair. Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 99-117, jan. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100099&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019.
Resumen : O celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.
Abstract: Mobile phones have become the main device for consuming radio content, broadening the traditional forms of mobility once restricted to transistor radios and automobiles. In an effort to have small and medium-sized radio stations incorporate the use of digital mobile phones, the Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV has created a project called Mobilize-se. This project provides a free radio integration app; a radio app exclusive to smartphones; and a social network page. There are about 700 radio stations currently participating in this project. The goal of this quantitative/qualitative study was to understand how these radio stations have benefitted from the advantages of digital inclusion (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) by using data triangulation (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005) to assess the impact that digital inclusion has had on them. The results indicate that broadcasters have made this inclusion without too much forethought, and are not fully caught up with marketing strategies.
Resumen: El teléfono móvil se ha convertido en la principal puerta de entrada para el consumo de contenido de radio, además de ampliar las formas de movilidad antes restringidas a los equipos transistorizados y de automóvil. En una acción inédita de inclusión móvil digital dirigida a pequeñas y medianas emisoras, la Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV creó el proyecto Mobilize-se, que consiste en la oferta de una app gratuito integrador de radios; una app exclusiva de radio para smartphone; una red social en Internet. Alrededor de 700 emisoras participan en el proyecto. Saber en qué medida las radios se beneficiaron de las ventajas de esa inclusión digital fue el objetivo de esta investigación cuantitativa-cualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) con triangulación de datos (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que evalúa el impacto de la integración de emisoras participantes del proyecto. Los resultados indican que las emisoras hicieron la inserción sin reflexión en profundidad y sin estar totalmente alineadas con las estrategias de marketing.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: Este artigo é publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial (CC-BY-NC), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33634/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.