Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33622
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AdoptionTechnologyReading.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_AdocaoTecnologiaFins.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance
Outros títulos: Adoção de tecnologia para fins de leitura : um estudo da aceitação de e-books
Autor(es): Mateus Martins
Josivania Silva Farias
Pedro Henrique Melo Albuquerque
Danilo Santana Pereira
Assunto: Mídia digital
Tecnologias
Livros eletrônicos
Data de publicação: 2018
Editora: Fucape Business School
Referência: MARTINS, Mateus et al. Adoption of technology for reading purposes: a study of e-books acceptance. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 6, p. 568-588, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000600568&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2019.
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações.
Abstract: This study aims to verify the acceptance of e-books by identifying the effects of the variables Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Habit, Price Value, and Hedonic Motivation, moderated by Age, Gender and Experience on the intention of use and actual use of this technology. To verify the effects of the relations between these variables, we applied the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 model (VENKATESH; THONG; XU, 2012). Out of a universe of 118,456 Brazilian citizens directly involved with education, 1,013 completed an online survey. We analyzed the data via structural equations modeling; we obtained generalized least squares and standard errors via resampling (Jackknife). The study concludes that Habit, Effort Expectancy and Facilitating Conditions are important for the adoption of e-books, and that Age, Gender and Experience are crucial moderators of these relations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: (CC BY) - This work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.