Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33529
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CriatividadeSalaAula.pdf277,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
Outros títulos: Creativity in the classroom : inhibiting and facilitating factors according to pedagogical coordinators
Creatividad en la aula : factores inhibidores y facilitadores segundo coordinadores pedagógicos
Autor(es): Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Borges, Clarissa Nogueira
Boruchovitch, Evely
Assunto: Criatividade
Coordenadores educacionais
Escolas
Práticas docentes
Professores
Data de publicação: 2018
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: ALENCAR, Eunice Soriano de et al . Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, jul./set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.
Resumo: Este estudo investigou, em uma amostra de 66 coordenadores pedagógicos de instituições de ensino fundamental, fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula. Os participantes responderam um questionário composto por uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento da criatividade discente e de textos a esse respeito, além de insegurança para testar novas práticas pedagógicas foram os fatores inibidores mais sinalizados. Oferecer cursos para professores, além de orientação, apoio e incentivo aos docentes foram os procedimentos mais apontados pelos coordenadores para auxiliar o professor a encorajar a criatividade em sala de aula.
Abstract: This study investigated, in a sample of 66 elementary school pedagogical coordinators, factors that hamper teachers to stimulate the development of student creativity and strategies to be used by the coordinator to support teachers in promoting creativity in the classroom. Participants completed a questionnaire consisting of a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most indicated inhibitory factors included the lack of knowledge by the teachers of pedagogical practices that favor the development of students’ creativity and of texts in this respect, as well as insecurity to test new pedagogical practices. Providing courses, guidance, support and incentive for teachers were the procedures most frequently pointed out by coordinators to assist the teacher in encouraging creativity in the classroom.
Resumen: Este estudio investigó, en una muestra de 66 coordinadores pedagógicos de instituciones de Enseñanza Primaria, factores que dificultan al maestro la estimulación del desarrollo de la creatividad del estudiante y también procedimientos que el coordinador podría utilizar para apoyar al profesor para promover la creatividad en clase. Los participantes respondieron un cuestionario compuesto por una lista de barreras a la creatividad en clase y cuatro preguntas abiertas. Desconocimiento por el profesor de prácticas pedagógicas para favorecer el desarrollo de la creatividad y de textos en este sentido, además de inseguridad para experimentar nuevas prácticas pedagógicas fueron los factores inhibidores más marcantes. Ofrecer cursos para maestros, así como orientación, apoyo e incentivo fueron los procedimientos más señalados por los coordinadores para auxiliar al profesor a fomentar la creatividad en clase.
Licença: Psico-USF - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.