Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33430
Files in This Item:
File SizeFormat 
EixosAcaoPrograma.pdf335,98 kBAdobe PDFView/Open
Title: Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde : revisão integrativa
Axes of action of the school health program and health promotion : an integrative review
Authors: Lopes, Iraneide Etelvina
Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Rocha, Dais Gonçalves
Assunto:: Serviços de saúde
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
Issue Date: 2018
Publisher: Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
Citation: LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do programa saúde na escola e promoção da saúde: revisão integrativa. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000300773&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.
Abstract: Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.
Abstract: This review reflects upon the theoretical basis and the axes of the School Health Program (SHP) and its articulation with the conceptions of Health Promotion (HP). The integrative review allows to combine studies with different methodological approaches and was carried out in the national scientific basis. The 38 scientific articles were grouped and analyzed according to the axes of action present in the regulation of the SHP. Conceptual and methodological aspects adopted in the conception and operationalization of the studies and of the HP were critically analyzed. References of HP in the program guideline and in most of the studies merge with the preventive model, centered on fragmented an individual actions. Researches about SHP should approximate theory and practice, strengthening principles such as integrality (of knowledge, of subject and of care), intersectoriality (methodological and practical) and social participation, and recognize the socials determinants of health.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811819
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33430/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.