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Título : Letramentos e identidades sociais : uma proposta etnográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol (Ceilândia - DF)
Autor : Assis, Marli Vieira Lins de
Orientador(es):: Rios, Guilherme Veiga
Assunto:: Letramento
Letramento - aspectos sociais
Identidade social
Educação de jovens e adultos - letramento
Etnografia
Fecha de publicación : 20-dic-2018
Citación : ASSIS, Marli Vieira Lins de. Letramentos e identidades sociais: uma proposta etnográfica crítica de leitura e de escrita para (e com) os moradores do Pôr do Sol (Ceilândia – DF). 2018. 293 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Esta tese resulta de uma pesquisa envolvendo um projeto de letramento realizado no Pôr do Sol – Ceilândia (DF) entre os anos de 2015 e 2017 e, de certa forma, posso considerá-la uma continuação das reflexões sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos que empreendo desde a minha graduação em Pedagogia. O estudo intitulado LETRAMENTOS E IDENTIDADES SOCIAIS: UMA PROPOSTA ETNOGRÁFICA CRÍTICA DE LEITURA E DE ESCRITA PARA (E COM) OS MORADORES DO PÔR DO SOL (CEILÂNDIA - DF) se insere na perspectiva de uma etnografia crítica fundamentada nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica e da Pesquisa-ação e se propõe a discutir em que medida a produção, a implantação e a execução desse projeto de letramento favoreceu uma maior participação social e a (re) construção de identidades sociais dos/as colaboradores/as de pesquisa. Para tanto, se ancorou nos trabalhos e nas reflexões realizadas por pesquisadores das seguintes áreas: Análise de Discurso Crítica com Fairclough (1992, 2003, 2016), Silva (2009), Ramalho e Resende (2011), Rios (1998, 2015); Identidades Sociais com Hall (2003), Castells (2002), Fairclough (2001, 2003); Consciência Linguística Crítica com Clark (1990), Rios (1998); Novos Estudos do Letramento com Street (1984, 1987) tendo como base a Teoria Social do Letramento com Barton e Hamilton (2000),Gee (2000) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, com Reis (2000), Rios (1998), Soares e Pedroso (2016). Destaco que os dados foram gerados com a utilização de instrumentos variados de pesquisa, tais como entrevistas semiestruturadas, notas de campo, grupos focais, entre outros, no intuito de perceber as contribuições desse projeto de letramento para os/as colaboradores/as da pesquisa. Os dados empíricos foram analisados à luz das teorias citadas acima e destacaram a relevância desse projeto de letramento para que os/as educandos/as e professoras possuíssem uma maior participação social e uma (re) construção de suas identidades sociais que, inicialmente, se organizavam em torno de identidades enfraquecidas e pouco valorizadas socialmente. Enfatizo também que, a despeito dos resultados obtidos por meio desse estudo terem sido muito significativos, essa pesquisa não se esgota na tese apresentada, uma vez que a discussão sobre letramentos e identidades sociais continua sendo relevante não só no meio acadêmico, mas também na sociedade como um todo.
Abstract: This thesis results from a survey involving a literacy project carried out in Pôr do Sol - Ceilândia (DF) between the years 2015 and 2017 and, to a certain extent, I can consider it a continuation of the reflections on the Education of Young people, adults and the elderly which I have explored since my graduation in Pedagogy. The study headed LITERACY AND SOCIAL IDENTITIES: A CRITICAL ETHNOGRAPHIC PROPOSAL FOR READING AND WRITING FOR (AND WITH) DWELLERS IN PÔR DO SOL (CEILÂNDIA - DF) is inserted in the perspective of a critical ethnography and the action research, and it proposes to discuss to what extent the production, implementation and performance of this literacy project contributed to a greater social participation and to the (re) construction of social identities of this research participants. To do so, it was based on the works and in the reflections carried out by researchers from the following areas: Critical Discourse Analysis by Fairclough (1992, 2003, 2016), Silva (2009), Ramalho e Resende (2011), Rios (1998, 2015); Social Identities by Hall (2003), Castells (2002), Fairclough (2001, 2003); Critical linguistics awareness by Clark (1990), Rios (1998, 2010); New literacy studies by Street (1984, 1987) based on the Social theory of literacy by Barton e Hamilton (2000), Gee (2000) and Education of Young people, Adult and Elderly by Reis (2000), Rios (1998), Soares and Pedroso (2016). It should be noted that the data were generated through a variety of research instruments, such as semi-structured interviews, field notes, focus groups, among others, in order to understand the contributions of this literacy project to the research participants. The empirical data were analyzed in light of the theories mentioned before and highlighted the relevance of this literacy project both for the students and the teachers, so that, they could have a greater social participation and also for a (re) construction of their social identities that initially were organized around weakened identities with little social value. I also emphasize that, although the results obtained through this study have been very significant, this research does not end in the presented thesis, since the discussion about literacies and social identities continues to be an important subject not only in the academic environment, but also in the society as a whole.
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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