Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33049
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HigorGleidsonCostaCruzeiro.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Mauro Luiz-
dc.contributor.authorCruzeiro, Higor Gleidson Costa-
dc.date.accessioned2018-11-20T17:23:51Z-
dc.date.available2018-11-20T17:23:51Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.citationCRUZEIRO, Higor Gleidson Costa. Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33049-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOlimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram criadas, respectivamente, em 1979 e 2005, com objetivos ligeiramente distintos. Coexistiram como processos independentes durante muito tempo, mas foram fundidos a partir de 2017, preservando-se a nomenclatura da segunda, a OBMEP, com uma participação que alcança mais de 7 milhões de estudantes e aproximadamente 99,5 % dos municípios brasileiros. No novo modelo, a OBMEP passou a englobar alunos regularmente matriculados tanto de escolas públicas quanto de escolas privadas. Nesse contexto e considerando a importância desses exames para o incentivo ao desenvolvimento da matemática no país, decidiu-se investigar o desempenho dos estudantes de uma rede de escolas privadas do distrito federal na prova da primeira fase do nível 3 dessa primeira aplicação conjunta das duas olimpíadas em 2017. A pesquisa inclui também uma análise quantitativa da qualidade dos itens que compõem a prova da primeira fase desse nível, no que se refere à dificuldade e ao índice de discriminação, utilizando-se a teoria clássica dos testes. Por fim, faz-se uma comparação do desempenho desses alunos na avaliação de matemática da própria escola em que estudam com o obtido nessa fase da olimpíada. Concluise que para esse grupo de estudantes pesquisado a média dos scores brutos foi baixa, o nível dos itens da Olimpíada foi em grande parte difícil, o desempenho dos alunos em suas escolas foi bom e não necessariamente os melhores alunos da escola participantes da Olimpíada foram os selecionados para a 2ª fase da OBMEP.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)pt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian Mathematical Olympiad (OBM) and the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools (OBMEP) were created, respectively, in 1979 and 2005, with slightly different objectives. They co-existed as independent processes for a long time, but were merged from 2017, preserving the nomenclature of the second, OBMEP, with a participation that reaches more than 7 milion students and approximately 99.5% of Brazilian municipalities. In the new model, OBMEP began to include regular students enrolled in both public and private schools. In this context and considering the importance of these exams to encourage the development of mathematics in the country, it was decided to investigate the performance of the students of a network of private schools of the federal district in the test of the first stage of level 3 of this first joint application of the two olympiad in 2017. The research also includes a quantitative analysis of the quality of the items that make up the first phase of this level, in relation to the difficulty and the index of discrimination, using the classical theory of tests. Finally, a comparison of the performance of these students in the mathematics evaluation of the school in which they study with that obtained in this phase of the Olympiad is made. It is concluded that for this group of students, the average of the gross scores was low, the level of the items of the Olympiad was very difficult, the performance of the students in their schools was better and not necessarily the good students of school participating in the Olympiad were those selected for the 2nd phase of OBMEP.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.