Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33047
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MuriloSilvaRezende.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A folia do palmital : experiências que tecem musicalidades
Autor(es): Rezende, Murilo Silva
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Musicalidade
Festas folclóricas
Festas populares - etnologia
Educação e cultura
Experiências musicais
Educação
Data de publicação: 20-Nov-2018
Referência: REZENDE, Murilo Silva. A folia do palmital: experiências que tecem musicalidades. 2018. 153 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No presente texto me proponho a demonstrar de que forma as experiências que temos durante a vida engendram o desenvolvimento de nossa musicalidade. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural de Vigotski essa pesquisa teve como campo as experiências musicais vividas em uma Folia de Reis no centro-oeste mineiro, em um grupo no qual pessoas distintas se encontram algumas vezes ao ano e têm a oportunidade de compartilhar experiências musicais, e, desse modo, se desenvolverem musicalmente. Este pesquisador por meio da etnografia, observou e participou deste grupo com o intuito de entender a trama que se dá durante a vida destas pessoas e de que maneira as experiências musicais individuais, sociais e históricas compreendem o arcabouço de experiências que constituem o desenvolvimento das diferentes musicalidades.
Abstract: In the present text I propose to demonstrate how the experiences we have during our lives engender the development of our musicality. Based on the Vygotsky’s Cultural-Historical perspective, this research had as its field the musical experience lived in a “Folia de Reis”- is a cultural manifestation that symbolizes the trip of the three wise men following the star to the birthplace of the Baby Jesus. For a few days at the end of the year they sing at the region's houses asking for alms and with the donation they receive they make a party to the community to pay a promise and celebrate the borne of Jesus - in the center-west of Minas Gerais/ Brazil, in a group in which different people meet few days each year and has the opportunity to share musical experiences, and through this they can develop themselves musically. This researcher, through ethnography, observed and participated in this group in order to understand the plot that occurs during the life of these people and in what way the individual, social and historical musical experiences comprise the framework of experiences that constitute the development of the different musicalities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.