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Título: Análise da informação como disciplina do curso de biblioteconomia
Autor(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Biblioteconomia
Ensino superior
Análise da informação
Pesquisa
Data de publicação: 2017
Editora: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid
Referência: BAPTISTA, Dulce Maria. Análise da informação como disciplina do curso de biblioteconomia. In: CUEVAS CERVERÓ, Aurora et al. (Coord.). Investigación en información, documentación y sociedad: perspectivas y tendencias. Madrid: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, 2017. v. 2. p. 247-258. Disponível em: <https://eprints.ucm.es/49084/>. Acesso em: 26 out. 2018.
Resumo: Os cursos brasileiros de Graduação em Biblioteconomia possuem em seu currículo a disciplina Análise da Informação. Contudo, em virtude da evolução verificada em disciplinas relacionadas ao processamento técnico da informação – Catalogação, Indexação e Linguagens Documentárias – e de mudanças de enfoque no que se refere aos respectivos conteúdos, é possível observar certo esvaziamento semântico na expressão Análise da Informação, o qual determina, inclusive, que alguns dos cursos venham mudando o título da disciplina. Dessa forma, embora o foco comum permaneça, na maioria dos casos, voltado à representação condensada dos conteúdos temáticos presentes em documentos, a disciplina vem recebendo designações diferenciadas nas diferentes instituições de ensino superior. Dois fatores parecem contribuir a essas alterações. Primeiramente, há que se considerar o caráter genérico da expressão Análise da Informação. Tal nível de generalidade e abrangência sugere que quaisquer indivíduos, independentemente de suas especialidades profissionais, podem se converter em analistas da informação, ou que qualquer das disciplinas de Biblioteconomia se ocupa em analisar a informação, embora sob ângulos distintos. Em segundo lugar, parece haver uma busca legítima por um aprofundamento em conteúdos relacionados a análise documentária, análise de conteúdo, análise de discurso, na medida em que tais análises contribuem, em princípio, e em seu conjunto, à compreensão não só de elementos que se encontram presentes na superfície textual de documentos, como também de elementos contextuais e intertextuais. A compreensão desses elementos contribui de forma substancial à identificação do assunto, e mais do que isso, à captação do sentido que o autor de determinado documento pretendeu registrar – e comunicar. Nessa perspectiva, recai no sentido a maior relevância para a disciplina em questão. Na medida em que as demais disciplinas citadas se ocupam do processamento técnico, em suas numerosas possibilidades e recursos, e contemplam todos os elementos – extrínsecos e intrínsecos – dos documentos, para produzir registros, representações, identificar relações e criar formas de acesso, a Análise da Informação lida especificamente com o elemento intrínseco por definição, ou seja, com o sentido dos documentos. Como procedimentos específicos, procede à extração de conceitos, à tradução dos conceitos em palavras chave e à elaboração de resumos. Por outro lado, é possível constatar, a partir de práticas profissionais diversificadas, que o conteúdo da disciplina não se restringe necessariamente à representação de unidades documentárias, isoladamente consideradas, mas também a conjuntos dessas unidades, e à compreensão de elementos, processos e rotinas que contribuem à disponibilização – unitária ou em bloco – de informações. Portadoras de sentidos específicos, tais informações atenderão a necessidades de informação de diversa natureza e com diferentes finalidades, seja para gerar ou ampliar o conhecimento sobre determinado assunto, seja para comunicar um pensamento, seja para a tomada de decisão em ambientes organizacionais. Nessa perspectiva, e tendo sempre em conta o sentido como foco de análise, a disciplina, em si, parece estar omissa quanto a outras possibilidades de se captar significados em documentos e fontes, o que, como consequência, restringe também a bibliografia específica de seu currículo. Em muitos casos, a literatura constante dos currículos se vale de títulos amplamente utilizados em Indexação e Linguagens Documentárias, o que resulta em certa repetição de conteúdos, na medida em que o escopo da Análise parece ser, na prática, mais amplo. Assim sendo, buscando ampliar o alcance da disciplina, e ainda que considerando sua inegável vinculação com as demais disciplinas do curso, o presente artigo possui natureza exploratória, e constitui uma abordagem inicial para uma pesquisa cujo objetivo é fornecer novos elementos a serem incluídos na disciplina Análise da Informação, e que lhe confiram um maior nível de especificidade em relação às demais disciplinas integrantes do currículo de Biblioteconomia. Para tanto, serão apresentados os tópicos: Introdução; Dimensões da Análise da Informação; Informação como objeto de análise; Fontes de informação a partir de áreas de interesse; Considerações finais.
Abstract: Brazilian Graduation courses in Librarianship include Information Analysis as a discipline in their programs. However, due to the evolution that took place in disciplines related to the technical processing of information – Cataloging, Indexing and Documentary Languages – and to new approaches regarding their contents, it is possible to note a certain semantic decrease concerning the term Information Analysis, which motivates some courses to change the name of the discipline. Being so, although the common focus remains mostly the short representation of subject contents within documents, the discipline has been receiving different names in different higher education institutions. Two factors seem to impact such changes. Firstly, one should take into account the generic sense of the term Information Analysis. Such level of generality and comprehensiveness do suggest that any individuals, regardless of their professional expertise, may become information analysts, or else, that any Librarianship discipline has to do with information analysis, although from different viewpoints. Secondly, it seems to exist a legitimate search for in-depth consideration of contents that are related to documentary analysis, content analysis, discourse analysis, given that such types of analyses do contribute, in principle, and as a whole, not only to the understanding of elements that are present in the textual surface of documents, but also of contextual and intertextual elements. The understanding of such elements substantially contribute to subject identification, but more than that, to capture the actual meaning that the author intended to write about – and communicate. In this perspective, what becomes mostly relevant within the scope of the discipline is the sense, itself, the aboutness of the document. While the other mentioned disciplines deal with technical processing in its possibilities and resources, and aim at describing extrinsic and intrinsic elements of documents in order to produce records, representations, identify relationships and create access points, Information Analysis deals particularly with the intrinsic element, that is, with the sense of documents. Particular processes relate to identification of concepts, translation of concepts into keywords and abstracting. On the other hand, and taking into account a number of diversified professional practices, it is possible to notice that the discipline’s contents do not necessarily restrict to representation of documentary units, in isolation, but also to documentary sets and to the understanding of elements, processes and routines that contribute to the availability – in units or blocs – of information. Bearing specific meanings, such information will meet different information needs and will have different purposes, such as to generate or increase knowledge on a given subject, to communicate a thought, or to enhance decision making within organizational environments. Being so, and having in view that the sense is meant to be the real focus of analysis, the discipline itself seems to be somewhat absent from other possibilities of capturing meanings in documents and sources, which also restricts the program’s bibliography. In many cases, the IA program literature includes references that are largely used in Indexing and Documentary Languages, which results in a certain duplication of contents, whereas the scope of the discipline seems to be broader in practice. Having this in view, with the purpose of enlarging the scope of IA, and although considering its undeniable link with the other Librarianship disciplines, this paper is an exploratory approach of a research work whose objective is to provide new elements to be included in the discipline, and which can make IA more specific in relation to the other programs of the course. In this sense, the following topics will be presented: Introduction; Dimensions of Information Analysis; Information as Object of Analysis; Information Sources According to Areas of Interest; Final Remarks.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
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